Rocinha tem primeiro festival de cinema

Rocinha tem primeiro festival de cinema

Thiago Stivaletti
03 jun 15

Imagem destaque

Divulgação

Equipe do Cine Favela Festival

A Rocinha vai ganhar seu primeiro festival de cinema. De 10 a 19 de junho Cine Favela Festival vai exibir 58 longas, curtas e videoclipes, do Rio e de outros estados, na Praça Ailton Rosa, com entrada aberta e gratuita. O evento recebeu R$ 300 mil de patrocínio da Prefeitura do Rio.

Entre os destaques da programação, estão o documentário A batalha do passinho, sobre a dança surgida nas favelas cariocas em 2008; Favela gay, sobre a vida da comunidade LGBT nos morros; e Maria Macaca, curta entre documentário e ficção sobre uma carregadeira de água nas ruas da velha Goiás, vivida por Elisa Lucinda.

“Há 20 anos, a favela não estava presente na TV e no cinema. Hoje tem novelas, seriados, uma representatividade muito forte no audivusal. Queremos discutir como isso acontece, e como a favela se vê nessa representação”, diz a cineasta Fabiana Melo, uma das curadoras do evento.

Fabiana foi uma das fundadoras há 20 anos da TV Tagarela, a TV comunitária da Rocinha, na qual desenvolveu a técnica de câmera aberta de intervenção de rua. O método também será usado durante o festival. “Depois dos filmes, uma equipe de vídeo colhe depoimentos dos espectadores na praça, querendo saber a opinião deles sobre os filmes, e as imagens são transtimitidas ao vivo na telona”.

Segundo ela, o boom da produção audiovisual na favela se deu com a proliferação dos celulares e câmeras acopladas, que facilitaram a produção em diversos formatos. “Antes, era preciso uma câmera VHS e uma ilha de edição. Hoje, a galera demanda a estrutura da nossa TV para as produções mais complexas, mas continua produzindo seus filmes mesmo quando não consegue apoio”, explica.

Confira a programação do festival em www.cinefavelacarioca.com.br