Festival traz diretores de Intocáveis ao Brasil

Festival traz diretores de Intocáveis ao Brasil

Redação
07 mai 15

Imagem destaque

Divulgação

Responsável por trazer a nova safra de filmes franceses ao Brasil, o Festival Varilux de Cinema Francês anunciou a programação de sua sexta edição. A programação deste ano será entre os dias 10 e 17 de junho, com sessões em 80 cinemas de 50 cidades do país.

Entre os convidados, estão os diretores Olivier Nakache e Eric Toledano, de Intocáveis (2011), longa que teve mais de 40 milhões de espectadores no mundo, sendo 1,1 milhão no Brasil. A dupla vem para o festival apresentar seu novo trabalho, Samba, comédia dramática com Omar Sy (foto), o mesmo de Intocáveis, e Charlotte Gainsbourg (Ninfomaníaca). O novo filme, que fez 3 milhões de espectadores na França, será lançado em julho no Brasil pela California Filmes. Também foi anunciada a presença de outros cineastas e atores franceses, como Pio Marmai, Audrey Dana e Cécile Telerman.

Outra novidade preparada para o evento é a exibição do filme de abertura do festival de Cannes, La tête haute, com a vinda da diretora Emmanuelle Bercot. O longa é estrelado por Catherine Deneuve e Benoît Maginel. Também faz parte da programação a comédia Que mal eu fiz a Deus?, de Philippe de Chauveron, que teve mais de 15 milhões de espectadores na França. A primeira animação em computação gráfica e 3D baseada em histórias em quadrinhos Astérix – O domínio dos Deuses, de Louis Clichy, ganhará exibição no festival. 

Além da já esperada programação da mostra, o festival também preparou algumas atividades paralelas. A Oficina Franco-Brasileira de Roteiros chega este ano à sua 4ª edição, com apoio direto da Riofilme e da ABPITV. Estão programadas também exibições ao ar livre e gratuitas, sessões populares espalhadas pelo Rio de Janeiro e masterclasses de direção com Anne Fontaine, diretora de Gemma Bovery. Foram preparadas exibições gratuitas para escolas em mais de 15 cidades.  O ator francês Pio Marmai será homenageado com exibição de seis de seus títulos no Instituto Moreira Salles, no Rio de Janeiro, e no Museu da Imagem e do Som, em São Paulo. Por fim, assim como no ano passado, o festival irá exibir um grande clássico francês, que desta vez será O homem do Rio (1964), de Philippe de Broca, como parte das comemorações dos 450 anos da cidade.

Confira a lista dos 15 filmes que estarão em cartaz no evento deste ano:

Asterix – O domínio dos Deuses (Asterix – Le Domaine des Dieux), de Louis Clichy e Alexandre Astier

Beijei uma garota (Toute Première Fois), de Maxime Govare e Noémie Saglio

Gemma Bovery, de Anne Fontaine

Hipócrates (Hippocrate), de Thomas Lilti

La tête haute, de Emmanuelle Bercot

Na próxima, acerto no coração (La Prochaine Fois Je Viserai Le Coeur), de Cédric Anger

O diário de uma camareira (Journal d’une Femme de Chambre), de Benoît Jacquot

O homem do Rio (L’homme de Rio), de Philippe de Broca

O preço da fama (La Rançon de La Gloire), de Xavier Beauvois

O que as mulheres querem (Sous Les jupes des Filles), de Audrey Dana

Os olhos amarelos dos crocodilos (Les Yeux Jaunes Des Crocodiles), de Cécile Telerman

Papa ou Maman, de Martin Bourboulon

Que mal eu fiz a Deus? (Qu’est Ce Qu’on A Fait Au Bon Dieu?), de Philippe de Chauveron

Samba, de Eric Toledano e Olivier Nakache

Sobre amigos, amor e vinho (Barbecue), de Éric Lavaine