CCBB exibe o novo cinema indiano

CCBB exibe o novo cinema indiano

Redação
28 dez 16

Imagem destaque

Divulgação

Cena do filme Geragalu, que participa da mostra

Nem só de Bollywood vive a Índia. Dos dias 6 a 15 de janeiro, o Centro Cultural Banco do Brasil do Rio abre o ano com a mostra “Novo cinema indiano”, reunião de dez longas produzidos nos últimos três anos que fogem ao padrão dos musicais e romances de Bollywood.

Os longas da mostra foram realizados em sete regiões da Índia, e são falados em sete das 18 línguas oficiais do país - desde longas-metragens feitos na remota região de Assam, nordeste do país, onde se fala a língua Bodo, até filmes dos estados de Tamil Nadu e Kerala, na região sul, responsável por 50% da produção de filmes indianos. A curadoria é da brasileira Carina Bini e do indiano Shankar Mohan, ex-diretor do Departamento de Cinema do Governo da Índia e do Festival Internacional de Cinema da Índia, em Goa.

A Índia está entre os cinco maiores polos produtores e consumidores de cinema do mundo. Dados no Ministério da Informação e Difusão local apontam apontam uma produção de quase 2 mil filmes no país em 2016. Anualmente, as bilheterias superam os US$ 2 bilhões, e o circuito exibidor é estimado em 13 mil salas – no Brasil, são pouco mais de 3 mil. Apenas uma fração desses filmes é exibida internacionalmente.

Destaques e premiados

Entre os destaques está Armadilha, adaptação de Chekhov que mostra o protagonista recomeçando sua vida após a morte dos pais, vencedor do Urso de Cristal, dado por crianças e adolescentes, no Festival de Berlim; Ilha de Munroe, que aborda o conflito de gerações na Índia dos dias de hoje; e Cinemawalla, que traz a história de um homem e sua luta pela sobrevivência de um cinema de rua na Índia voltado para a exibição de filmes em película.

A sessão de abertura, no dia 6 às 19h, terá uma apresentação de dança indiana com Ludymilla van Lammeren, historiadora pela UFRJ. Na quinta dia 12 às 16h, será realizado o debate “A Índia e a cultura do cinema”, com Gloria Arieira, fundadora e diretora do centro de estudos Vidya Mandir, e o curador Shankar Mohan.

Consulte a programação em breve no site do CCBB.

Cena do filme 'Ilha de Teseu'