Alemão Syberberg ganha mostra na Caixa do Rio

Alemão Syberberg ganha mostra na Caixa do Rio

Redação
09 dez 16

Imagem destaque

Divulgação

Cena de Ludwig - Réquiem para um rei virgem (1972)

De 13 a 23 de dezembro, a Caixa Cultural Rio de Janeiro apresenta a mostra “Syberberg, um filme da Alemanha”, que reúne a obra, inédita em digital, do cineasta alemão Hans-Jürgen Syberberg, um dos expoentes do Novo Cinema Alemão. Durante a mostra, serão apresentados dez filmes do diretor, com destaque para sua grande obra Hitler, um filme da Alemanha, concluída em 1977, em que examina a ascensão e a queda do Terceiro Reich.

Com mais de sete horas de duração, Hitler, um filme da Alemanha deu fama internacional ao diretor. A produção disseca as raízes e a decadência da cultura europeia e ocidental, tema recorrente em sua filmografia, aborda a dicotomia entre o bem e o mal e os horrores do Holocausto. O filme será exibido em quatro partes.

"Syberberg é a figura mais controversa do Novo Cinema Alemão. Seus filmes lidam diretamente com a consciência do passado nazista e com a decadência da burguesia europeia", comenta o curador da mostra, Paulo Ricardo Gonçalves de Almeida.

Na sexta, dia 16, a sessão será seguida de um debate sobre a obra de Syberberg, às 18h. Com mediação do curador, o debate reunirá Lucas Murari, produtor e curador do Risco Cinema, e o crítico Sérgio Alpendre, da Folha de S. Paulo, com entrada franca.

Confira a programação com os horários no site da Caixa Cultural.

 

Mostra “Syberberg, um filme da Alemanha”

De 13 a 23 de dezembro

Caixa Cultural Rio de Janeiro – Cinema 2

Av. Almirante Barroso, 25 – Centro (Metrô Carioca)

Ingressos: R$ 4 (inteira) e R$ 2 (meia)