Semana da Crítica de Veneza divulga seleção

Semana da Crítica de Veneza divulga seleção

Redação
23 jul 15

Imagem destaque

Divulgação

Orphans: melhor título da história da seção

A organização do Festival de Veneza divulgou a lista de filmes escolhidos para a Semana da Crítica, seção dedicada ao trabalho de diretores emergentes. São dez obras, sendo oito pré-estreias mundiais, vindas da Europa, Austrália, Turquia, China e Nepal, que participa pela primeira vez. A mostra é presidida pelo crítico italiano Francesco Di Pace.

Entre os filmes, há primeiros longas de cineastas que têm se consagrado pelos curtas. O português João Salaviza, já premiado em Cannes e Berlim, participa com Montanha; e o italiano Adriano Valerio, que já teve filme selecionado pelo festival francês, é representado por Banat.

Da Turquia, vem Motherland, de Senem Tuzen, também selecionado para a competição Cineastas do Presente, de Locarno. O Nepal estreia na seção com The black hen, do diretor Min Bahadur Bham. Estão na lista ainda Light years, da britânica Esther May Campbell; The return, do singapuriano Green Zeng; e Tanna, documentário dos australianos Martin Butler e Bentley Dean.

A China é representada por Jia, de Liu Shumin, fora de competição. Dois veteranos também estarão em sessões não competitivas. O italiano Antonio Capuano, vencedor da Semana em 1991, participa com Bagnoli jungle. O escocês Peter Mullan será homenageado com um prêmio especial e uma exibição de Orphans, de 1998, eleito pelo Sindicato dos Críticos Italianos o melhor título da história da seção.

O Festival de Veneza será entre 2 e 12 de setembro. O anúncio do line-up está programado para 29 de julho.