Filme com Catherine Deneuve abrirá Cannes

Filme com Catherine Deneuve abrirá Cannes

Redação
13 abr 15

Imagem destaque

Divulgação

La tete haute, longa da atriz e diretora francesa Emmanuelle Bercot estrelado por Catherine Deneuve, foi selecionado para abrir o Festival de Cannes, no dia 13 de maio. O filme acompanha a jornada educativa de Malony, um delinquente juvenil, dos 6 aos 18 anos. Deneuve interpreta uma juíza que tenta incansavelmente salvar o menino. Esta é a sua segunda colaboração com Emmanuelle depois de On my way, premiado em competição no Festival de Berlin 2013.

A seleção oficial será anunciada nesta quinta-feira, 16 de abril, mas ainda não está decidido se La tete haute irá estrear dentro ou fora de competição. O filme é corroteirizado por Bercot e Marcia Romano. Benoit Magimel e Sara Forestier completam o elenco.

Emmanuelle será a primeira diretora a abrir o festival desde 1987, quando Cannes lançou Un homme amoureux, de Diane Kurys. Embora tenha começado sua carreira como atriz, ela tem se tornado mais conhecida nos últimos anos como roteiritista-diretora. Sua estreia na função, com o longa Clément (2011), foi premiada em Cannes na mostra Um Certo Olhar.

Com La tete haute, Cannes quebra também um jejum de dez anos sem produções francesas na abertura da programação. A última vez foi em 2005, com o suspense Instinto animal, de Dominik Moll. Nas últimas edições tomaram a dianteira lançamentos poderosos e abrilhantados por nomes mais conhecidos do cinema, como Meia-noite em Paris, Moonrise Kingdom, O grande Gatsby e Grace de Mônaco.

A programação do Festival de Cannes vai de 13 a 24 de maio.