Fellini é homenageado no Festival de Veneza

Fellini é homenageado no Festival de Veneza

Redação
15 jun 15

Imagem destaque

© Studio / Produzent

Cena do filme Amarcord (1973)

Em sua 72ª edição, o Festival de Veneza vai homenagear o cineasta Federico Fellini (1920-1993) com uma sessão especial. Nela será lançada a cópia recém-restaurada de Amarcord, filme de 1973 que venceu o Oscar de melhor filme estrangeiro 40 anos atrás. O anúncio foi feito hoje, segunda-feira, dia 15 de junho, pela Cinemateca de Bolonha, responsável pela restauração da obra.

Considerado o filme mais autobiográfico de Fellini, Amarcord é uma espécie de ode à juventude do diretor, passada em uma pequena cidade, nos anos 1930, durante o fascismo italiano. O título faz referência à tradução fonética de io me recordo (eu me recordo), expressão utilizada na região de Rimini, onde o mestre italiano nasceu. Filmado nos estúdios de Cinecittà, em Roma, o longa leva ainda assinatura do poeta e escritor Tonino Guerra como corroteirista e se destaca também pela trilha sonora nostálgica de Nino Rota.

Para esta empreitada, a Cinemateca de Bolonha, reconhecida mundialmente por seu trabalho de preservação de filmes clássicos, foi patrocinada pela marca italiana de vendas online Yook Group, em colaboração com a Warner e a Cristaldi Film, que produziu o filme de 1973.

O Festival de Veneza acontece de 2 a 12 de setembro de 2015, na cidade italiana.