Estreia de Star Wars deve ajudar os concorrentes

Estreia de Star Wars deve ajudar os concorrentes

Redação
01 dez 15

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Divulgação

Cena de Star Wars: Episódio VII

A estreia do novo Star Wars em pouco mais de duas semanas nos EUA está levantando a grande questão entre os analistas: o lançamento do filme mais aguardado do ano vai massacrar os outros filmes da temporada – ou, pelo contrário, pode criar uma onda gigante que pode beneficiar os outros longas em cartaz?

Além de Star Wars, outros seis lançamentos entre o dia 18 e o Natal estão grandes bilheterias domésticas, entre US$ 185 milhões e US$ 210 milhões. Entre elas, estão Alvin e os esquilos – Na estrada (Fox); Joy – O nome do sucesso (Fox), com Jennifer Lawrence; Caçadores de emoção – No limite (Warner); Um homem entre gigantes (Sony), com Will Smith; e a comédia Irmãs (Universal), com Tina Fey e Amy Poehler.

Quando Jurassic World: O mundo dos dinossauros (Universal) estreou nos EUA no dia 12 de junho e tornou-se a maior abertura doméstica da história com US$ 208,8 milhões, abocanhou quase toda a receita daquele final de semana, com 76% dos ingressos vendidos. Na época, os massacrados foram A espiã que sabia de menos (US$ 15,6 milhões na segunda semana em cartaz) e Terremoto – A falha de San Andreas (US$ 10,8 milhões na terceira semana).

Onda gigante

Para analistas, no entanto, os outros lançamentos do final de ano devem surfar na onda gigante de Star Wars. “Em junho não havia outros títulos fortes. Desta vez é diferente. Há filmes excelentes no mercado”, disse o diretor de uma grande cadeia exibidora ao site Deadline.com.

 Se essa previsão se confirmar, o Natal de 2015 tem tudo para repetir o fenôneno do Natal de 2009, quando a avalanche Avatar (US$ 760 milhões de receita total doméstica) só ajudou outros filmes da temporada, como Sherlock Holmes (US$ 209 milhões totais) e Alvin e os esquilos 2 (US$ 219 milhões).

Oferta e procura

Existem rumores de que a Disney estaria fazendo duras imposições aos exibidores americanos, como a de que Star Wars deve ficar em cartaz por ao menos quatro semanas na maior sala de cada complexo. Mas muitos exibidores não parecem ceder a esse tipo de negociação. No fim das contas, o que vale é a boa e velha lei da oferta e da demanda – e, enquanto houver filas para ver o novo episódio da saga, os exibidores irão mantê-lo de bom grado nas maiores salas.

“Este é um período em que os americanos vão ver três ou quatro filmes no cinema ao longo do feriado. Claro, os adolescentes devem ver Star Wars muitas vezes, mas o próximo filme que muitos espectadores podem escolher será Joy ou O bom dinossauro”, diz Said Hashemi, presidente da rede exibidora iPic Theaters.

Na China

Nesta semana, o governo chinês confirmou que vai lançar o novo Star Wars na China no dia 9 de janeiro. As previsões de bilheteria no país para o filme são das mais otimistas. No último final de semana, a ficção científica Perdido em Marte fez US$ 50 milhões em sua abertura chinesa, uma cifra considerada bem alta para aquele mercado.