Curta brasileiro está na Semana da Crítica

Curta brasileiro está na Semana da Crítica

Redação
20 abr 15

Foi divulgada nesta segunda-feira, 20 de abril, a seleção oficial da 54ª Semana da Crítica do Festival de Cannes, mostra paralela reservada a primeiros e segundos filmes de novos cineastas. Entre os curtas selecionados para a competição está Command action, do brasileiro João Paulo Miranda Maria, sobre um menino que descobre o mundo de um parque de diversões. O filme, cuja estreia mundial será em Cannes, terá que competir com mais 11 produções (confira lista completa abaixo) de países como Suécia, Indonésia, Estados Unidos, Itália e Romênia, selecionados de uma lista de 1.750 trabalhos.

Na seleção de longas-metragens, foram mais de mil títulos inscritos, dos quais 11 se classificaram e apenas sete serão exibidos em competição, entre eles, o primeiro longa-metragem dos irmãos Arab e Tarzan Abunasser. A comédia de tintas negras é um olhar sobre a vida na Faixa de Guerra – terra natal da dupla –, particularmente as de mulheres em um salão de beleza.

Krishna, do diretor-estreante Trey Edward Shults, vencedor do prêmio do júri no South by Shothwest, também está na lista competitiva da Semana. O filme, protagonizado pela própria família de Shults, tem como foco a personagem título, considerada a ovelha negra da família, em seu retorno para casa durante o feriado de Ação de Graças.

Com direção de Jonas Carpignano, o drama Mediterranea, acompanha a fuga de dois imigrantes africanos para a terra prometida na Itália. Esta é a segunda vez que Carpignano é escalado para a programação da mostra, depois de vencer a competição de curtas com A Ciambra.

Enquanto isso, a primeira exibição do diretor francês Clement Cogitore, Ni Le ciel, ni La terre, estrelado por integrantes da jovem-guarda de atores franceses, incluindo Jeremie Renier e Kevin Azais, segue um grupo de soldados franceses em busca de sua fé no Afeganistão. Este é o primeiro drama de Cogitore a entrar na competição.

Paulina, continuação do longa O Estudante, dirigido pelo argentino Santiago Mitre, dá sequência aos temas de inteligência política e justiça presentes no projeto anterior. O filme é uma coprodução Brasil e França.

Completam a lista o drama de rebeldia adolescente Sleeping giant, de Andrew Cividino, baseado em seu curta-metragem homônimo, de 2014; e La tierra y la sombra, filme de estreia do colombiano Augusto Cesar Acevedo e que também tem o Brasil como um de seus coprodutores. O drama fala sobre uma plantação de cana de açúcar onde os moradores devem escolher entre viver e o seu apego pela terra.

Les Anarchistes, do diretor francês Elie Wajeman (Aliyah), com Adele Exarchopoulos (Azul é a cor mais quente) e Tahar Rahim (Grand Central), será exibido na abertura do evento. O encerramento fica por conta de La vie em grand, de Mathiueu Vadepied, mais conhecido por seu trabalho como diretor de fotografia em Os intocáveis. Les dues amis, primeiro filme de Louis Garrel (Saint Laurent; Os sonhadores), e Coin locker girl, do sul-coreano Han Jun-hee, terão sessão especial.