Caixa Belas Artes recebe mostra de Derek Jarman

Caixa Belas Artes recebe mostra de Derek Jarman

10 mai 16

Imagem destaque

Divulgação

Cena de Edward II. Filme será exibido na mostra.

Conhecido por uma obra poética, musical e muitas vezes homoerótica, o cineasta inglês Derek Jarman é o tema de uma mostra que a Caixa Belas Artes de São Paulo exibe, entre os dias 19 de maio e 1º de junho. Estão na programação 26 vídeoclipes, filmes experimentais, longas, médias e curtas-metragens.

Entre as produções de “Derek Jarman – Cinema é liberdade”, destacam-se Edward II (1991), parte de uma adaptação contemporânea do drama de Christopher Marlowe sobre o monarca inglês e sua relação com o conde Piers Gaveston; Sebastiane (1976), fantasia militar em torno de São Sebastião, ambientada na Roma do Imperador Diocleciano, com trilha-sonora original de Brian Eno; e o obscuro Caravaggio (1986), premiada ficção biográfica sobre o pintor do barroco italiano.

Os especialistas Cecilia Mello, professora da ECA-USP, e Luiz Andreghetto, professor e artista visual, são presenças confirmadas para as palestras. Já o debate em torno da obra do diretor ficará por conta de Christian Borges, da USP, e Pedro Tinen, da UNICAMP.

A mostra chega a sua segunda edição, depois de passar por Recife em 2014. A programação completa está disponível no site do evento.