Vida chega a mais de 200 salas brasileiras

Vida chega a mais de 200 salas brasileiras

Gustavo Leitão
19 abr 17

Imagem destaque

Divulgação

Jake Gyllenhaal em Vida: ameaça no espaço

A ficção científica Vida (Sony) é o principal lançamento deste fim de semana no Brasil. O filme chega a 220 salas nesta quinta-feira, dia 20, com o desafio de encontrar seu público diante da presença vigorosa do superblockbuster Velozes e furiosos 8 (Universal) no circuito, em sua segunda semana.

Dirigido por Daniel Espinosa (Protegendo o inimigo), Vida traz Jake Gyllenhaal e Ryan Reynolds nos papéis de dois tripulantes da Estação Espacial Internacional às voltas com um ameaçador ser desconhecido. O filme foi lançado no festival South By Southwest e já fez sua estreia no mercado americano em 24 de março.

Nos EUA, o longa estreou em quarto, com críticas em geral favoráveis – o percentual de resenhas positivas no Rotten Tomatoes é de 67%. As análises destacaram a qualidade do elenco e da direção, embora tenham também apontado a dificuldade de criar novas situações dentro do gênero “presos no espaço”, já bastante explorado por filmes como Alien e suas crias.

Em 169 salas, entra a comédia nacional Gostosas, lindas e sexies (Downtown/Paris), que acompanha as aventuras profissionais e amorosas de quatro gordinhas de bem com a vida. Cacau Protásio, Carolinie Figueiredo, Mariana Xavier e Lyv Ziese estão no elenco. A produção é da Santa Rita Filmes e a direção, de Ernani Nunes, mais conhecido por seu trabalho na publicidade.

O suspense Paixão obsessiva (Warner) chega a 130 salas, na véspera da estreia americana. Katherine Heigl vive a mulher determinada a tornar um inferno a vida da nova mulher de seu ex-marido, interpretada por Rosario Dawson.

Queridos dos festivais e da crítica

Marcelo Gomes (Cinema, aspirinas e urubus) apresenta um novo olhar sobre a figura histórica de Tiradentes em Joaquim, lançamento em 33 salas. O longa, exibido na competitiva do Festival de Berlim, colheu boas críticas internacionais, como a da Variety, que destacou o desenvolvimento “nunca menos que fascinante, principalmente porque aparenta ser bastante genuíno”.

Depois de passar por Cannes em 2016, chega ao Brasil com certo atraso Paterson (Fênix), novo trabalho de Jim Jarmusch (Flores partidas, Estranhos no paraíso), produzido e distribuído nos EUA pela Amazon Studios. Adam Driver encarna um motorista de ônibus que escreve poemas nas horas vagas. O filme recebeu uma enxurrada de boas resenhas, com elogios sobretudo ao trabalho do ator de Girls. São 28 salas espalhadas por 13 cidades.

Da Austrália, vem a comédia juvenil O sonho de Greta (Pandora), produção de 2015 exibida em Berlim no ano seguinte, com críticas favoráveis. Colorido e fantasioso, o filme mostra o delírio de uma garota no dia de seu aniversário de 15 anos. Foi filmado em 4:3, proporção de imagem hoje rara no cinema e na TV.

Outro título de público jovem, o francês O novato (Bonfilm) entra em seis salas brasileiras. A história é centrada em Benoit, o novo (e nada popular) aluno da escola. Para conquistar a classe, ele resolve promover uma festa.

Também estreia o documentário brasileiro O profeta das águas (Taus Audiovisuais), sobre Aparecido Galdino Jacintho, mentor de um grupo religioso de camponeses que foi preso como subversivo nos anos 1970. Nesta primeira semana, o longa entra em uma sala do Cine Araújo Campo Limpo (SP).