Estação Botafogo dá curso sobre filmes de samurai

Estação Botafogo dá curso sobre filmes de samurai

Redação
27 dez 16

Imagem destaque

Divulgação

Cena de Os sete samurais (1957), de Akira Kurosawa

De 10 a 28 de janeiro, cinéfilos cariocas e fãs do cinema japonês terão a oportunidade de participar de um curso totalmente dedicado ao chanbara ou filme de samurai, gênero que identifica o cinema ficcional produzido no Japão ao longo de sua história e também sua percepção no Ocidente.

No Estação NET Botafogo (Rua Voluntários da Pátria, 88, Botafogo), no Rio de Janeiro, o curso será ministrado por Hernani Heffner, professor, pesquisador e curador adjunto da Cinemateca do MAM. Durante três semanas, serão realizados seis encontros, sempre às terças e quartas-feiras, às 19h, com exceção da aula de encerramento, no dia 26, que começará às 9h da manhã.

O curso será dividido em três partes, de acordo com as épocas distintas de produção do gênero chanbara: o período formativo até a Segunda Guerra; a era clássica, com o afrouxamento da censura militar americana em meados dos anos 50; e a decadência a partir dos anos 1970, com o ensaio de retomada dos valores culturais encarnados pelo samurai nos filmes do século 21. Também será apresentado um percurso em torno das diferentes representações ideológicas, estéticas e culturais do samurai como personagem ao longo da história do cinema.

As inscrições podem ser feitas no site do Estação. O curso inteiro, sujeito a lotação, custa R$ 360, e as aulas avulsas podem ser adquiridas por R$ 90. O valor deverá ser pago somente no dia e no cinema.