Novo diretor da Riofilme toma posse amanhã

Novo diretor da Riofilme toma posse amanhã

Redação
31 jan 17

Imagem destaque

Divulgação

Marcondes: início no cineclubismo

Toma posse nesta quarta-feira, dia 1º de fevereiro, o novo diretor-presidente da Riofilme, Marco Aurélio Marcondes. Com extensa carreira no setor, incluindo passagens pela Embrafilme, Art Films e Globo Filmes e Mobz, o executivo vinha atuando como distribuidor na própria empresa, a NOSSA. Ele aceitou o convite de Nilcemar Nogueira, secretária de Cultura do recém empossado prefeito do Rio de Janeiro, Marcelo Crivella (PRB).

A liderança da empresa municipal de cinema estava vaga desde a posse do novo prefeito, no primeiro dia do ano, quando parte significativa do quadro foi exonerada. Há duas semanas, um decreto municipal reconduziu alguns dos funcionários das áreas técnicas da Riofilme, mas o posto de diretor estava vago. A última ocupante foi Cláudia Pedrozo.

Marcondes começou a se envolver com cinema nos anos 1960, como cineclubista. Nos anos 1970 e 80, ocupou diversos cargos na Embrafilme, importante distribuidora estatal, hoje extinta. Também atuou nos primórdios da Globo Filmes, onde trabalhou entre 1997 e 1999.

Carreira na distribuição

Na distribuição de filmes, Marcondes deixou sua marca em lançamentos nacionais e estrangeiros como Durval Discos, O segredo de Brokeback Mountain, Tiros em Columbine e Tropa de Elite 2, de 2010, o (então) recordista de público cujo sucesso abriu caminho para a criação da NOSSA Distribuidora. Nos anos 1990 e 2000, trabalhou em consórcios com Severiano Ribeiro, Europa e Art Films. Na Mobz, ele criou espaço nos cinemas para conteúdos alternativos como ópera e balé, ao lado do sócio Fábio Lima. 

Fundada como uma distribuidora municipal, a Riofilme hoje atua em diversos braços, entre eles o fomento à produção, o programa de expansão e recuperação de salas CineCarioca e apoio a festivais. O novo diretor-presidente terá a missão de retomar a potência da empresa, que não lançou edital no ano passado.

A cerimônia de posse de Marcondes direção da Riofilme será às 9h, no Palácio da Cidade (Rua São Clemente, 360, Botafogo). Seu nome deve ser publicado no Diário Oficial do Município até o fim da semana.