Filme de Tarantino terá versão estendida

Filme de Tarantino terá versão estendida

Redação
13 out 15

Imagem destaque

Divulgação

Samuel L. Jackson em cena do filme

O próximo longa de Quentin Tarantino, Os oito odiados, será lançado nos EUA em duas edições, com cortes e durações diferentes. O diretor e a distribuidora Weinstein Company já haviam anunciado uma estreia limitada, com cópias em 70mm. Agora, foi divulgado que essa versão terá seis minutos a mais e um intervalo de 12 minutos no meio das sessões. As exibições vão preceder o lançamento amplo nos multiplex, com montagem mais enxuta.

Aficionado pela película, Tarantino bateu o pé para ter um lançamento de sua nova obra na bitola 70mm, quase extinta no mundo. Por conta disso, a Weinstein precisou mapear – e expandir – o circuito equipado com projetores do gênero. Isso incluirá a instalação de equipamentos provisórios em cinemas espalhados pelos Estados Unidos. Acredita-se que o lançamento alcançará os cem pontos cinematográficos, um número bem superior aos mais recentes títulos que contaram com sessões especiais no formato: O mestre, com 16, e Interestelar, com 12.

A versão limitada terá três horas e dois minutos, sem contar o intervalo. O diretor explicou à Variety que a existência de uma “edição multiplex” não foi uma exigência da distribuidora. Segundo Tarantino, a dupla identidade do longa valeu como um exercício, já que exigiu conceitos de montagem diferentes para cada público alvo. Nos EUA, duas semanas separam a estreia restrita, que será no dia de Natal, do lançamento mais amplo.

No Brasil, a Diamond lança Os oito odiados em 7 de janeiro, apenas na versão regular, em digital. Segundo a distribuidora, não há projetores do gênero no país para justificar a estratégia específica.

Na entrevista para a Variety, Tarantino defendeu o 70mm como instrumento para devolver a aura de grande evento cinematográfico a algumas estreias. Depois de inúmeras queixas em relação ao digital, o cineasta já dá sinais de adaptação no discurso. “Eu não tinha percebido como o 35mm era uma causa perdida. Mas o que eu também não sabia é como todo mundo ia ficar empolgado com o 70mm. Acho que todos estão ansiosos para saber como será o resultado dessas duas primeiras semanas”, disse.