Canais de TV buscam projetos mais detalhados

Canais de TV buscam projetos mais detalhados

Thiago Stivaletti
07 out 16

Imagem destaque

Divulgação

Um contra todos: série brasileira de maior sucesso no canal Fox

Com produtoras e roteiristas cada vez mais dispostos a oferecer novos projetos de séries para os diversos canais de TV paga no Brasil, qual a melhor maneira de emplacar o seu? O assunto foi amplamente discutido por executivos de três grandes canais (NBC Universal, Fox e GNT) no painel O que os canais querem? – Ficção, no Rio Market.

“O produto já tem que ter o perfil de algum canal. Não tem essa de se trancar no quarto e ter uma ideia. Tem que ver muita TV, entender o que os canais estão procurando”, diz Denise Assumpção, diretora de vendas da NBC Universal. “Eu não tenho que gostar de um projeto; tenho que aprová-lo”. Segundo ela, sua tarefa é fazer uma ponte entre o canal, a produtora e o distribuidor de conteúdo. Dependendo das exigências feitas pelo canal, até para atender padrões internacionais, são pedidas aos produtores mudanças no perfil de personagens ou na construção da trama – algo corriqueiro no processo.

Zico Góes, diretor de conteúdo da Fox que trabalhou por anos na MTV, falou do sucesso da série brasileira Um contra todos, produção da Conspiração exibida pelo canal – segundo ele, a série mais vista na Fox em todos os tempos depois da americana The walking dead. “Não estávamos atrás dessa ideia. Mas quando o Breno [Silveira, diretor] nos vendeu a ideia, vimos na hora que era uma história que precisava ser contada.”

Projetos em inglês

O diretor diz que o Fox Premium, canal de programação mais selecionada do grupo, está no momento em busca de mais séries dramáticas, que vendem melhor no exterior do que as comédias, de perfil mais local. Uma das próximas apostas é Me chame de Bruna, série da produtora TV Zero em oito episódios inspirada nos relatos da ex-garota de programa Bruna Surfistinha, que deverá ter um tom mais sério do que o longa.

“Não adianta ter apenas uma ideia. É preciso ter o projeto o mais detalhado possível, com descrição dos personagens, sugestão de elenco, uma definição de cada episódio”, diz Suely Weller, coordenadora artística e de conteúdo da GNT.

Cada executivo explicou como seus canais recebem os projetos. Se na GNT todos os projetos devem chegar através de formulário no site, na Fox são comuns as reuniões para apresentação de projetos (os pitchings). Na NBC Universal, todos os projetos já devem chegar com uma versão em inglês.

Ao final, os três relativizaram o peso das séries na programação dos canais em termos de audiência. “Tirando Walking dead, American horror story, Os Simpsons e Um contra todos, o que dá audiência mesmo na Fox é filme”, conta Zico. “Com o boom dos pacotes básicos entre a classe C, o público consome cada vez mais os filmes dublados. É um espectador que não vai ao cinema, não tem Telecine e fica feliz em ver o filme numa janela melhor que a da TV aberta. Além disso, não tenho a menor dúvida de que brasileiro gosta de produto brasileiro”, diz Denise.