Berlim é marcado por vitórias femininas

Berlim é marcado por vitórias femininas

Redação
17 fev 22

A cineasta Carla Simón recebeu ontem a mais alta honraria do festival de Berlim por seu segundo longa-metragem, Alcarrás. Esta é apenas a sétima vez em que uma diretora ganha o urso de ouro, ao longo das 72 edições do evento, e a primeira vez de um filme falado em catalão. Além de Simón, outras oito mulheres foram premiadas nas 14 categorias de longa-metragem.

Natalia Lopez Gallardo também foi reconhecida por seu trabalho de estreia, Robe of gems, ao receber o prêmio do júri — que também concedeu a Hong Sang-soo o grande prêmio, por The novelist's film.

Divulgação
'Alcarrás'

A lista de vencedoras inclui ainda Claire Denis, que conquistou o urso de prata de melhor direção com Fire, e Laila Stieler, que levou o prêmio de melhor roteiro por Rabiye Kurnaz vs. George W. Bush. O longa, inclusive, também ganhou destaque com a atuação de Meltem Kaptan, eleita a melhor atriz.

Vale lembrar que, desde o ano passado, as categorias de atuação não distinguem profissionais por gênero. Já em 2021, duas atrizes foram reconhecidas por suas performances, e, neste ano, não foi diferente. Laura Basuki ficou com o urso de prata de atriz coadjuvante, por Before, now and then.

O domínio feminino continuou com Kurdwin Auyb, que levou o prêmio de melhor longa de estreia, por Sonne, e na mostra Encounters, que premiou Mutzenbacher, da austríaca Ruth Beckermann, como o melhor filme, e concedeu à iraniana Mitra Farahani o prêmio especial do júri, por See you friday, Robinson.

Brasileiro garante Urso de Prata

O audiovisual brasileiro também teve sua vez na premiação de Berlim, com Bruno Ribeiro e seu curta-metragem Manhã de domingo, que receberam o Urso de Prata do júri.

Confira abaixo a lista completa dos vencedores nas principais categorias:

  • Urso de Ouro de melhor filme: Alcarrás, de Carla Simón
  • Urso de Prata (Grande prêmio do júri): The novelist’s film, de Hong Sang-soo
  • Urso de Prata (Prêmio do júri): Robe of gems, de Natalia Lopez Gallard
  • Urso de Prata de melhor direção: Claire Denis, por Fire
  • Urso de Prata de melhor atuação: Meltem Kaptan, por Rabiye Kurnaz vs. George W. Bush
  • Urso de Prata de melhor atuação coadjuvante: Laura Basuki, por Before, now and then
  • Urso de Prata de melhor roteiro: Laila Stieler, por Rabiye Kurnaz vs. George W. Bush
  • Urso de Prata de contribuição artística: Rithy Panh, por Everything will be ok
  • Menção Especial: A piece of sky, de Michael Koch