Berlim: distribuidoras independentes voltam com força à área de mercado

Berlim: distribuidoras independentes voltam com força à área de mercado

Redação
17 fev 23

O Festival de Berlim começou oficialmente nesta quinta-feira, 16, mas profissionais do setor já estão atentos à área de mercado há alguns dias. Afinal, este é o primeiro European Film Market presencial em mais de três anos.

A grande expectativa, aponta a Hollywood Reporter, é que os grandes serviços de streaming deixem de dominar as compras de filmes independentes, principalmente por causa do momento turbulento que as plataformas atravessam. A tendência já foi vista em Sundance.

Divulgação
European Film Market

"Estou sentindo uma volta à normalidade", disse Rob Carney, gerente de vendas da FilmNation.

Dos seis filmes que a FilmNation levou para Sundance, apenas um foi vendido para o streaming: Flora and son, da Netflix. "As plataformas são grandes parceiros e não vão embora, mas nosso foco, nosso negócio principal, nossa prioridade sempre será o mercado de distribuição independente."

Mudança de perspectiva

O temor da indústria de filmes independentes foi disparado, principalmente, quando No ritmo do coração (CODA, no título original) foi comprado pela Apple por US$ 25 milhões em Sundance, há dois anos. O drama acabaria levando o Oscar de melhor filme. Ali, as distribuidoras perceberam que seria impossível competir com plataformas, que tinham dinheiro de sobra para gastar. Mas não foi o que aconteceu.

Hoje, empresas como Netflix, Disney e Paramount estão promovendo uma série de reestruturações internas por causa de um ambiente cada vez mais competitivo.

"A Netflix costumava ir para cima de tudo, mas agora parece que só está comprando o que faz sentido para eles", disse um distribuidor americano.

Na área de mercado de Berlim, estão novos longas de Woody Allen e David O. Russell, além de um filme de ação estrelado por Liam Neeson. Segundo a Hollywood Reporter, a expectativa é que exista uma "cooperação" entre as plataformas e distribuidoras tradicionais.

Cerca de 700 filmes estão em exibições European Film Market, em Berlim. Segundo o seu diretor, Dennis Ruh, espera-se que a movimentação no local seja semelhante à de 2019 e 2020.