‘Aquaman 2’ tem melhor primeira semana da DC em 2023

‘Aquaman 2’ tem melhor primeira semana da DC em 2023

Beatriz Filippo
28 dez 23

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Aquaman 2 - O reino perdido teve a melhor primeira semana de uma produção Warner/DC em 2023. De acordo com informações do Filme B Box Office Brasil, apenas no período de 21 a 27 de dezembro, o filme vendeu 978 mil ingressos, gerando R$ 19,1 milhões — com os números de quarta-feira, 20, o longa já totaliza 1,1 milhão de público e R$ 23 milhões arrecadados.

O primeiro filme, lançado em 2018, somou quase 3 milhões de espectadores em sua primeira semana. Mas vale lembrar que a abertura do longa ocorreu no dia 13 de dezembro, não sofrendo com as quedas características das festas de fim de ano. Além disso, o gênero de super-heróis ainda vivia seu auge na época. Portanto, o resultado de O reino perdido é positivo.

Graças à comemoração do Natal no domingo, quando os filmes têm um ótimo aproveitamento nas bilheterias, Aquaman 2 concentrou maior número de público de segunda a quarta-feira (527,4 mil), se comparado com o fim de semana (450,5 mil). Em termos de renda, o período de quinta a domingo ainda vence — R$ 9,6 milhões contra R$ 9,4 milhões —, já que é quando os ingressos são vendidos a valores mais altos.

Wonka (Warner), por sua vez, mostrou melhores resultados tanto de público quanto de renda entre segunda e quarta-feira, quando atraiu R$ 3,2 milhões (-16%) e 192,5 mil espectadores (-21%). No total, o filme familiar passou por retrações entre 46% e 48% na cine-semana, ainda garantindo um bom resultado para um longa que está em sua terceira semana de exibição e disputando espaço no circuito com outra superprodução hollywoodiana. O longa já soma 1,7 milhão de espectadores.

Renaissance tem uma das melhores aberturas de shows de 2023

Renaissance - Um filme de Beyoncé (Trafalgar) concentrou suas sessões no fim de semana, e, ainda assim, fechou a cine-semana na terceira colocação do ranking. O show/documentário arrecadou R$ 4,8 milhões com a venda de 133,1 mil ingressos.

As comparações desse tipo de exibição são mais complexas, considerando que geralmente estreiam em datas diferenciadas. O filme de Beyoncé, por exemplo, que foi lançado em uma quinta-feira regular e impactado pelo domingo de véspera de Natal, teve público superior ao primeiro fim de semana de Taylor Swift - The Eras Tour (116,6 mil), da Trafalgar, que estreou em uma sexta-feira de feriadão (3/11), mas ficou abaixo dos 182,8 mil ingressos vendidos por BTS - Yet to come in cinemas (Trafalgar), que abriu em uma quarta-feira de fevereiro (1/02) e alcançou este resultado até o domingo seguinte. Em termos de renda, Renaissance fica atrás apenas de Taylor Swift (R$ 5 milhões).

O resultado dos três títulos mostra a importância desse tipo de produções para o atual momento do mercado.

Mais de 90 mil pessoas já assistiram a Minha irmã e eu

As sessões antecipadas de Minha irmã e eu (Dt/Paris) já totalizam 90,1 mil ingressos vendidos e R$ 1,5 milhão arrecadados. O desempenho posiciona a comédia brasileira no quarto lugar do ranking semanal, e mostra o potencial de bilheteria do filme que estreia hoje em mais de mil salas, ao lado de Mamonas Assassinas - O filme (Imagem), que também conta com circuito superior a mil salas.

Os dois títulos prometem reforçar o market share de produções nacionais ainda em 2023.

Entre os filmes brasileiros, vale o destaque para O sequestro do voo 375 (Disney), que deve superar ainda hoje a marca de 200 mil ingressos vendidos, podendo fechar o ano como o terceiro maior longa nacional de 2023.

Novidades impulsionam saltos de bilheterias

Godzilla minus one (Sato Company) fechou sua segunda semana de exibição na quinta colocação, retraindo 59,3% em renda (R$ 1,1 milhão) e 58,8% em público (60,6 mil). Com acumulado de R$ 3,9 milhões e 209,5 mil ingressos vendidos, este é o segundo maior filme japonês de 2023, atrás apenas de Os Cavaleiros do Zodíaco - Saint Seiya: O começo (R$ 5,1 milhões/261,4 mil), da Sony.

Impulsionadas principalmente pelas novidades no circuito, as bilheterias brasileiras saltaram 25% em renda e 19,5% em público, totalizando uma semana com R$ 36,1 milhões arrecadados e 1,7 milhão de ingressos vendidos.