Ancine divulga selecionados na linha de autor

Ancine divulga selecionados na linha de autor

Thayz Guimarães
10 nov 16

Imagem destaque

Divulgação

Da esquerda para a direita: Rosana Alcântara, Manoel Rangel e Roberto Lima

A Ancine divulgou hoje, dia 10, o resultado final da Chamada Pública PRODECINE 05/2015, linha de investimento com foco em projetos de linguagem inovadora e relevância artística, destinados, inicialmente, às salas de cinema. Nesta edição, foram selecionados 22 projetos de longa-metragem, os quais dividirão um prêmio de R$ 30 milhões, em recursos do Fundo Setorial do Audiovisual, oferecidos pelo Programa Brasil de Todas as Telas. O anúncio foi feito pelo diretor-presidente Manoel Rangel, na sede da Agência, no Rio de Janeiro, durante a manhã, e contou com a presença dos diretores Rosana Alcântara e Roberto Lima.

Entre os contemplados há produções de cineastas como Carlos Gerbase (Bio), Paula Gaitán (Luz nos trópicos),  Silvio Tendler (Santiago de las Américas ou o olho do Terceiro Mundo), Daniel Ribeiro (Amanda e Caio), Marcelo Marão (Bizarros peixes das fossas abissais), Adirley Queirós e Joana Pimenta (Mato seco em chamas), e dez estreantes em longa-metragem, entre os quais Maya Da-Rin (A febre).

Em seu discurso, Rangel ressaltou, mais uma vez, o compromisso da agência com a diversificação da produção nacional. “A Ancine acredita que a nossa cinematografia, assim como a sociedade brasileira, é plural, e que há espaço para todos os tipos de filme, basta que encontrem o público exato com o qual poderão dialogar”, afirmou.

O diretor-presidente também saudou os resultados do Programa Brasil de Todas as Telas, em especial os do Prodecine 05, por meio do qual, segundo ele, foi possível encurtar drasticamente o prazo entre o recebimento do aporte e a circulação da obra em festivais. “Sabemos que o nosso mercado ainda é muito concentrado, por isso linhas de investimento como esta servem de ajuda para que filmes nacionais encontrem o seu melhor caminho de distribuição”, disse.

Crescimento exponencial

A terceira edição da Chamada PRODECINE 05 recebeu 330 inscrições, um aumento de 65% em relação à anterior. De acordo com Manoel Rangel, este movimento tem se repetido em todas as linhas. “Os números não param de aumentar, embora a nossa equipe continue do mesmo tamanho”, brincou. “Por favor, continuem nos dando trabalho, a gente quer mais, mais, mais”.

Dos 22 projetos selecionados, 16 são filmes de ficção, cinco são documentários e um filme de animação para o público adulto. Estes projetos serão realizados por produtoras independentes sediadas em sete estados (Bahia, Ceará, Pernambuco, Rio Grande do Sul, Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo) e no Distrito Federal.

Conheça os 22 projetos escolhidos pela Ancine.