Afrouxamento de restrições da Covid na China traz nova perspectiva ao mercado

Afrouxamento de restrições da Covid na China traz nova perspectiva ao mercado

Redação
08 dez 22

Em poucos dias de afrouxamento na política de “Covid zero” na China, o reflexo no mercado cinematográfico local já anima o setor. De acordo com a Maoyan, empresa de venda de ingressos, cerca de 6,5 mil cinemas chineses estão funcionando atualmente, o que corresponde a mais da metade dos complexos existentes no mercado.

Além disso, Avatar - O caminho da água (Disney) já vendeu cerca de US$ 1,4 milhão em ingressos antecipados para seu lançamento no dia 16 de dezembro. É uma boa notícia para a Disney e para o longa, cujo desempenho em potencial na China, até poucos dias atrás, era uma incógnita. No site da Maoyan, mais de 1,2 milhão de espectadores afirmaram que desejam assistir ao filme — um número levemente superior ao do maior título local de 2021: The battle at lake Changjin.

Vale lembrar que o primeiro Avatar gerou uma renda de US$ 202,6 milhões em 2010, quando chegou ao mercado asiático. Desde então, seu apelo para o público chinês não cessou. Em 2021, inclusive, a reprise do filme no território vendeu US$ 57,7 milhões em ingressos.

Divulgação
'Avatar - O caminho da água' marca expectativas para retomada na China

Portanto, apesar de o parque exibidor ainda operar com restrições de capacidade na reta final de 2022, as perspectivas para o mercado são positivas, principalmente graças ao lançamento de O caminho da água. Filmes locais, como o suspense Welcome to the game, também têm lançamento previsto para o fim de dezembro, e devem ajudar a movimentar as bilheterias por lá.

Dificilmente, no entanto, esse movimento será suficiente para que a China retome o ritmo a tempo de conquistar, pelo terceiro ano consecutivo, o posto de maior mercado cinematográfico do mundo, como especialistas projetaram no início de 2022, antes do aumento de casos de Covid no país. Até o momento, o mercado chinês conta com uma bilheteria anual de cerca de US$ 4 bilhões, enquanto os Estados Unidos seguem na frente, com US$ 6,7 bilhões arrecadados.

Juntos, os dois territórios somam um forte potencial para que o mercado global feche 2022 em alta, com as primeiras semanas de exibição de Avatar 2.

Clima de retomada emociona executivos no CineAsia

Independentemente da posição no ranking anual, executivos locais parecem otimistas com o retorno das atividades. O simples afrouxamento das restrições já permitiu que Jane Shao e Jimmy Wu — fundadores da rede de cinemas Lumière Pavilions — viajassem a Bangkok, para o último dia do CineAsia, onde receberam o prêmio de exibidores do ano.

"Esperamos que Avatar 2 seja um novo ponto de virada para a indústria de exibição chinesa", afirmou Wu em discurso marcado pela emoção do retorno.