Academia aumenta janela de cinema para competição

Academia aumenta janela de cinema para competição

Redação
22 jun 23

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A partir de 2024, os lançamentos que pretendem concorrer a uma vaga na categoria de melhor filme no Oscar precisarão ter uma carreira mais longa nos cinemas, com exibição nas telonas por, pelo menos, 14 dias. A determinação faz parte de um conjunto de novas regras de elegibilidade aprovadas pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas, que passa a valer para a premiação de 2025.

Outras normas para a elegibilidade na categoria de melhor filme são:

  • Os 14 dias podem ser consecutivos ou não

  • Esse período pode ser dividido em duas semanas separadas por um intervalo de até 45 dias após o lançamento do filme

  • A exibição do longa deve ocorrer em ao menos dez dos 50 maiores mercados dos Estados Unidos

  • Lançamentos em mercados fora dos EUA podem contar como dois dos dez mercados

  • Os territórios qualificados para esses lançamentos incluem os 15 maiores mercados cinematográficos do mundo e o mercado doméstico do filme em questão.

Além disso, há ainda as determinações e os prazos já definidos para o primeiro ano de cumprimento dessas regras:

  • Conclusão dos 14 dias de exibição até 24 de janeiro de 2025

  • Apresentação de um plano de distribuição, caso a conclusão dos 14 dias ocorra após 10 de janeiro de 2025

Mudança atinge principalmente empresas de streaming

As mudanças nas regras de elegibilidade podem não significar grande novidade para os principais estúdios de cinema, mas atingem principalmente as empresas de streaming. Isto porque, para submeter um filme à avaliação da Academia, essas companhias costumam exibir suas produções nos cinemas por um período mínimo — que até o momento era de sete dias. 

Vale lembrar que empresas que atuam no streaming, já estão reavaliando seus modelos de lançamento e a possibilidade de maior investimento na janela theatrical. De acordo com a mídia internacional, Amazon e Apple pretendem investir US$ 1 bilhão em títulos que têm os cinemas como janela inicial.

Em Abril, a Amazon, em parceria com a MGM, deu o pontapé inicial nesta nova estratégia de distribuição, com o lançamento de Air - A história por trás do logo, que, apenas nos EUA, ficou em cartaz por oito semanas. Em outubro, a Apple, em parceria com a Paramount, lança Killers of the flower moon.

Ted Sarandos, um dos CEOs da Netflix, já anunciou que a empresa não pretende seguir o mesmo rumo de suas rivais.