1º trimestre de 2022 vem recheado de títulos fortes

1º trimestre de 2022 vem recheado de títulos fortes

Beatriz Filippo
30 dez 21

De janeiro a março de 2022, cerca de 55 títulos inéditos estão previstos para chegar aos cinemas brasileiros. Deste total, pelo menos 32 se destacam entre categorias como blockbusters, produções cotadas para a temporada de premiações e longas nacionais.

Já na primeira cine-semana do ano, no dia 6 de janeiro, cinco filmes estreiam por aqui, e todos eles têm um apelo particular. Sing 2 (Universal) dá continuidade à franquia que atraiu 2,7 milhões de espectadores com o primeiro longa, lançado no fim de 2016. A sequência se junta a Turma da Mônica - Laços (Dt/Paris), que estreia hoje, para movimentar a programação infantil.

Internacionalmente, apenas no mês de dezembro, Sing 2 chegou a cerca de 20 mercados e já soma US$ 79,7 milhões.

Voltado ao público jovem, King’s Man - A origem (Disney), apresenta o início do universo da franquia que levou 1,9 milhão de pessoas aos cinemas brasileiros. E a animação japonesa My Hero Academia - Missão mundial de heróis (Sony) atende aos fãs fiéis do nicho.

No dia 13 de janeiro, outra lista de títulos fortes toma conta dos cinemas, incluindo a comédia nacional Juntos e enrolados (Imagem), Benedetta (Imovision), de Paul Verhoeven, e o estrelado longa de ação As agentes 355 (Diamond/Galeria). Mas o grande destaque fica com a retomada de uma franquia clássica do terror: Pânico (Paramount). O quinto longa chega aos cinemas 11 anos após o último lançamento, e promete atrair diferentes gerações de fãs do gênero.

As semanas finais de janeiro reservam espaço ainda para o audiovisual brasileiro, com os aguardados Eduardo e Mônica (Dt/Paris), de René Sampaio, e Medida provisória (Elo/H2O), de Lázaro Ramos, chegando juntos às salas no dia 20. O primeiro, inspirado na canção homônima de Legião Urbana, deve contar com a fidelidade dos fãs da banda: Somos tão jovens (Imagem) e Faroeste caboclo (Europa), também inspirados por vida e obra do grupo, atraíram juntos 3,2 milhões de público.

Já no dia 27 é a vez de mais uma superprodução Sony/Marvel tomar conta dos cinemas: Morbius (atualização: o filme teve o adiamento para abril anunciado em 3 de janeiro de 2022). Em apenas um mês, o trailer do filme no canal oficial da major no Youtube já contabiliza mais de 3 milhões de visualizações. O anti-herói deve aproveitar a alta de público que lotou cinemas para assistir a um de seus principais inimigos: Homem-Aranha.  

 

Títulos nacionais tomam conta das salas em fevereiro

Um dos principais pontos de fevereiro é a previsão de estreia de importantes títulos nacionais, em especial aqueles voltados para o público infantil, ainda em férias escolares. No dia 3, a animação Tromba trem - O filme (Vitrine), já conhecida pelo público por sua série animada para a TV, chega aos cinemas.

Em seguida, no dia 10, é a vez de Tarsilinha (H2O), animação inspirada na obra de Tarsila do Amaral.

O destaque fica com Detetives do Prédio Azul 3 - Uma aventura no fim do mundo (Dt/Paris). O terceiro capítulo da franquia, vítima dos adiamentos acarretados pela pandemia, finalmente chega aos cinemas no dia 24 de fevereiro. Os dois primeiros filmes venderam mais de  2,5 milhões de ingressos.

A lista de nacionais de fevereiro inclui ainda a comédia Tô ryca 2 (Dt/Paris), prevista para o dia 3. A sequência deve se beneficiar de dois fatores: a ampla aderência popular ao gênero e o fato de que o primeiro filme atraiu 1,1 milhão de público.

Fevereiro ainda reserva espaço para os cotados para a temporada de premiações — Spencer (Diamond/Galeria), no dia 3, e Belfast (Universal) e Um herói (California), no dia 24 — e blockbusters como Uncharted - Fora do mapa (Sony). A adaptação dos games para as telonas é protagonizada por Tom Holland, um dos responsáveis pelo sucesso de bilheteria de Homem-Aranha - Sem volta para casa (Sony).

Março traz novo Batman e produção Disney/Pixar

Por falar em super-heróis, o mês de março começa, no dia 3, com a releitura de um clássico: The Batman. A produção, que apresenta Robert Pattinson na pele do vigilante de Gotham, marca o primeiro grande lançamento da Warner no ano e conta com um importante fator ao seu favor: a exclusividade theatrical. Matrix Resurrections, vale lembrar, foi o último longa da major a receber estreia híbrida.

Também cotado para a temporada de premiações, o musical Cyrano (Universal) chega às salas no dia 10, junto da animação Disney/Pixar Red - Crescer é uma fera, cujo trailer já soma 3,2 milhões de visualizações apenas no canal oficial da major no Youtube.

Confira abaixo a lista completa com os principais lançamenos do primeiro trimestre de 2022. Consulte o Calendário de estreias Filme B para demais datas.