Miriam Biderman

Carlos Mancini
Miriam Biderman

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Atividade: 
Editor de som

Editora de som nascida em São Paulo em 1962, é formada em cinema pela New York University. Começou a carreira ainda nos Estados Unidos, onde trabalhou como assistente de edição de som do filme A cor do dinheiro (1985), de Martin Scorsese, fez os ruídos de sala de O peso de um passado (1987), de Sidney Lumet, e de Short cuts - Cenas da vida (1993), de Robert Altman. Em 1989, foi chamada para editar o som de Festa (1989), de Ugo Giorgetti, no Brasil. Este trabalho foi agraciado com o prêmio de melhor som no Festival de Gramado. Poucos anos depois, se estabeleceu definitivamente no país e, desde então, vem trabalhando na edição de som de vários longas brasileiros.

Filmografia selecionada

 

    • Um namorado para minha mulher (2016), de Julia Rezende. Com Ricardo Reis e Paulo Gama.
    • Hysteria (2015), de Ava Rocha e Evaldo Mocarzel. Em parceria com Ricardo Reis.
    • Bem casados (2015), de Aluízio Abranches
    • Até que a casa caia (2015), de Mauro Giuntini. Desenho de som em parceria com Ricardo Reis e Paulo Gama.
    • Big jato (2015), de Claudio Assis
    • Que horas ela volta? (2014), de Anna Muylaert. Em parceria com Ricardo Reis.
    • O vendedor de passados (2013), de Lula Buarque de Hollanda. Prêmio de melhor edição de som no Cine PE de 2015.
    • Aos ventos que virão (2013), de Hermano Penna
    • Faroeste caboclo (2013), de René Sampaio
    • A busca (2011), de Luciano Moura
    • Cara ou coroa (2012), de Ugo Giorgetti
    • O homem do futuro (2011), de Cláudio Torres
    • Os 3 (2011), de Nando Olival
    • Febre do rato (2011), de Claudio Assis
    • Onde está a felicidade? (2011), de Carlos Alberto Riccelli. Em parceria com Ricardo Reis.
    • Bruna Surfistinha (2011), de Marcus Baldini
    • Bróder (2010), de Jeferson De, em parceria com Ricardo Reis. Prêmio de melhor som no Festival de Paulínia de 2010.
    • Hotel Atlântico (2009), de Suzana Amaral
    • A mulher invisível (2009), de Cláudio Torres
    • Última parada 174 (2008), de Bruno Barreto
    • Encarnação do demônio (2008), de José Mojica Marins
    • Garoto cósmico (2007), de Ale Abreu
    • Veias e vinhos (2006), de João Batista de Andrade. Prêmio de melhor edição de som no 10º Cine PE
    • À margem do concreto (2006), de Evaldo Morcazel
    • Zuzu Angel (2006), de Sérgio Rezende
    • Se eu fosse você (2006), de Daniel Filho
    • Gaijin – amam-me como sou (2005), de Tizuka Yamasaki
    • Achados e perdidos (2005), de José Joffily
    • Casa de areia (2005), de Andrucha Waddington
    • Samba Riachão (2004), de Jorge Alfredo
    • A dona da história (2004), de Daniel Filho
    • Os narradores de Javé (2003), de Eliana Caffé
    • O caminho das nuvens (2003), de Vicente Amorim
    • Lisbela e o prisioneiro (2003), de Guel Arraes
    • Carandiru (2003), de Hector Babenco
    • Viva São João (2002), de Andrucha Waddington
    • O xangô de Baker Street (2001), de Miguel Faria Jr.
    • Domésticas (2001), de Fernando Meirelles e Nando Olival
    • Bellini e a esfinge (2001), de Roberto Santuccil
    • Cronicamente inviável (1999), de Sérgio Bianchi
    • Castelo Rá-tim-bum (1999), de Cao Hamburger
    • Um copo de cólera (1998), de Aluízio Abranches
    • Ação entre amigos (1998), de Beto Brant
    • Coração iluminado (1998), de Hector Babenco
    • Boleiros (1998), de Ugo Giorgetti
    • Os matadores (1997), de Beto Brant
    • (1998), de Ricardo Dias
    • Futebol (1997), de João Moreira Salles e Arthur Fontes
    • Como nascem os anjos (1996), de Murilo Salles
    • Festa (1989), de Ugo Giorgetti. Prêmio de melhor edição de som no Festival de Gramado.