PH Souza

Ajude-nos a atualizar seu perfil.
Envie suas informações para quemequem@filmeb.com.br

Atividade: 
Diretor, Montador, Produtor

Cineasta, produtor e montador fluminense graduado em Cinema pela UNISUL (SC) e fundador da produtora Cafeína Produções. Atuou como produtor e montador nos filmes O contestado – Restos mortais (Seleção Oficial do Festival de Gramado, e É Tudo Verdade 2010) e O universo Graciliano (Seleção Oficial do Festival É Tudo Verdade 2013), ambos dirigidos pelo cineasta Sylvio Back. Como produtor associado, entre outros trabalhos, estabeleceu parceria com o diretor Luiz Rosemberg Filho nos filmes Guerra do Paraguay e Os príncipes, ambos laureados no Cine PE. Em 2020, recebeu o Emmy Internacional na categoria Arte pela produção do documentário Ressaca, de Patrizia Landi e Vincent Rimbaux, que venceu também os prêmios de direção e filme no Festival do Rio. A sua estreia na direção de longa-metragem acontece com Cacaso na corda bamba, que foi selecionado para a competição nacional do Festival É Tudo Verdade.  Além de ter levado a obra do mestre Ziraldo para as telas ao produzir A turma do Pererê.doc, de Ricardo Favilla.

Filmografia selecionada:

Direção

  • Cacaso na corda bamba (2016). Codirigido com José Joaquim Salles. Seleção oficial do Festival É Tudo Verdade e vencedor do Prêmio de Melhor Longa-Metragem no 15º Recine – Festival Internacional de Cinema de Arquivo.

Produção

  • Porto Príncipe (2023), de Maria Emilia de Azevedo.
  • Ciclo (2022), de Ian SBF. Seleção oficial do Festival do Rio – Novos Rumos.
  • Ressaca (2019), de Patrizia Landi e Vincent Rimbaux. Prêmios de melhor direção e documentário no Festival do Rio. Vencedor do Emmy Internacional na categoria Arte.
  • O que resta (2019), de Fernanda Teixeira. Prêmios de melhor fotografia e atriz no Festival de Cinema do Triunfo.
  • Os príncipes (2018), de Luiz Rosemberg Filho. Prêmios de melhor fotografia, edição de som, trilha sonora, ator coadjuvante, ator e atriz no Cine PE – Festival do Audiovisual.
  • Bandeira de retalhos (2018), de Sérgio Ricardo. Seleção oficial da Mostra de Cinema de Tiradentes.
  • A Turma do Pererê.doc (2018), de Ricardo Favilla. Seleção oficial do Festival do Rio.