Ricardo Elias

divulgação

Ajude-nos a atualizar seu perfil.
Envie suas informações para quemequem@filmeb.com.br

Atividade: 
Diretor, Documentarista

Diretor de documentários e curtas-metragens que estreou em longa com o premiado De passagem (2003), vencedor dos prêmios de melhor filme, diretor, roteiro, ator coadjuvante e do prêmio da crítica no Festival de Gramado. Paulista de 1968, formou-se em Cinema pela Escola de Comunicação e Artes da USP. Dirigiu seu primeiro curta em 1993, Derrube Jack. Em 1994, fez outro curta, Lumpet, e em 1999 dirigiu o média-metragem Um filme de Marcos Medeiros, que foi eleito o melhor documentário no Festival de Brasília e ganhou o prêmio especial do júri no Festival de Gramado. Dirigiu programas para diversos canais de televisão, como TV Globo, TV Cultura, TV Escola e Canal Futura. Seu segundo longa, Os 12 trabalhos (2006), ganhou o terceiro prêmio Coral no Festival de Havana e o prêmio de melhor ator, para Sidney Santiago, no Festival do Rio.

Filmografia selecionada:
 

  • Mares nostrum (inédito).
  • 12 trabalhos (2006). Prêmio Coral no Festival de Havana. Prêmio de melhor ator (Sidney Santiago), no Festival do Rio.
  • De passagem (2003). Prêmios de melhor filme, diretor, roteiro, ator coadjuvante e do prêmio da crítica no Festival de Gramado.
  • Um filme de Marcos Medeiros (1999). Prêmio de melhor documentário no Festival de Brasília. Prêmio especial do júri no Festival de Gramado.
  • Lumpet (1994). Curta-metragem.
  • Derrube Jack (1993). Curta-metragem.