Paulo Caldas

Alexandre Campbell

Ajude-nos a atualizar seu perfil.
Envie suas informações para quemequem@filmeb.com.br

Atividade: 
Diretor, Documentarista

Nascido em João Pessoa em 1964, começou a carreira em Pernambuco fazendo curtas-metragens. Em 1981, dirigiu e escreveu seu primeiro trabalho: Frustrações, isto é um super-8. Fez mais sete curtas em diferentes suportes, entre eles: Morte no Capibaribe (1983), Nem tudo são flores (1985), Chá (1987) – prêmio Embrafilme para produção de curta-metragem –, e Ópera cólera (1992). Estreou na direção de longas-metragens em 1997, codirigindo com Lírio Ferreira Baile perfumado, vencedor do Festival de Brasília. Com uma linguagem visual moderna, o filme foi um dos títulos mais elogiados da primeira safra da retomada do cinema brasileiro. Também escreveu o roteiro de Cinema, aspirinas e urubus (2005), em parceria com Marcelo Gomes e Karim Aïnouz, e dirigido por Gomes. O longa foi selecionado para a mostra Um Certo Olhar, do Festival de Cannes e vencedor do prêmio especial do júri no Festival do Rio.

Filmografia selecionada:
 

  • País do desejo (Em finalização)
  • Saudade (2017)
  • Deserto feliz (2007). Prêmio da crítica, de melhor diretor e de melhor filme do júri popular no Festival de Gramado.
  • O rap do pequeno príncipe contra as almas sebosas (2000). Codirigido com Marcelo Luna. Prêmios de público no Festival de Brasília e no É Tudo Verdade - Festival Internacional de Documentários.
  • Baile perfumado (1997). Codirigido com Lírio Ferreira.

Roteirista

  • País do desejo. Escrito em parceria com Pedro Severien e Amin Stepple.
  • Cinema, aspirinas e urubus (2005), de Marcelo Gomes. Em parceria com Marcelo Gomes e Karim Aïnouz. Selecionado para a mostra Um Certo Olhar, do Festival de Cannes e vencedor do prêmio especial do júri no Festival do Rio.