Brasileiro Aquarius vai competir em Cannes

Brasileiro Aquarius vai competir em Cannes

Thiago Stivaletti
14 abr 16

Imagem destaque

Divulgação

Sonia Braga em cena de Aquarius

Aquarius, novo longa de Kleber Mendonça Filho (O som ao redor), foi anunciado nesta quinta na competição pela Palma de Ouro do Festival de Cannes, de 11 a 22 de maio na França. Estrelado por Sonia Braga, o filme conta a história de uma jornalista e escritora aposentada que precisa enfrentar as investidas de uma construtora que pretende derrubar o prédio onde mora no Recife. O longa marca primeira coprodução entre a Videofilmes de Walter Salles e a GloboFilmes. Também assinam como produtores a Cinemascópio, de Kleber, e a francesa SBS, do célebre produtor Said Ben Said, que cuidará também da distribuição internacional.

O diretor diz não temer a alta expectativa gerada pela competição. "Não posso me preocupar com as críticas. A primeira coisa é me sentir bem com o filme que fiz. Se apresentasse uma coisa de que não me orgulho, isso sim seria sofrido. E depois sei que em Cannes sempre temos críticas dos mais diversos tipos", disse o diretor ao Filme B em entrevista por telefone.

Kleber terá pela frente a concorrência do espanho Pedro Almodóvar (com o drama Julieta), dos americanos Sean Penn (The last face) e Jim Jarmusch (Paterson) e do holandês Paul Verhoeven (Elle), entre os 20 filmes selecionados – quatro deles franceses.

Spielberg e Jodie Foster

Quatro diretores que já venceram a Palma de Ouro tentam mais uma vez o feito: os belgas irmãos Dardenne, duas vezes vencedores com Rosetta e A Criança, retornam com o drama La Fille Inconnue (A garota desconhecida). O romeno Cristian Mungiu (4 meses, 3 semanas e 2 dias) apresenta o novo Bacalaureat. E o britânico Ken Loach (Ventos da Liberdade) exibe I, Daniel Blake.

Entre as apresentações especiais, o festival confirmou o que a imprensa americana já havia divulgado. Steven Spielberg lança na Croisette seu novo filme, a fábula O bom gigante amigo, sua produção mais comercial desde As aventuras de Tintim (2011). Jodie Foster lança seu quarto filme como diretora, o thriller Jogo do dinheiro, levando ao festival os astros George Clooney e Julia Roberts.

Além do longa de Kleber, o Brasil concorre este ano a outra Palma, de melhor curta-metragem, com A moça que dançou com o diabo, de João Paulo Miranda Maria.

O Brasil não competia em Cannes desde 2008, com Linha de passe, de Walter Salles e Daniela Thomas, que deu a Palma de atriz a Sandra Corveloni. Em 2011, Trabalhar cansa, de Marco Dutra e Juliana Rojas, participou da mostra Un Certain Regard. Em 2012, Salles competiu com Na estrada, produção internacional falada em inglês.

Novos filmes podem ser acrescentados à seleção nos próximos dias. As mostras paralelas, Quinzena dos Realizadores e Semana da Crítica, ainda vão divulgar suas seleções.

Confira abaixo a seleção do festival:

Competição

Aquarius (Kleber Mendonça Filho) - Brasil
American honey (Andrea Arnold) – Reino Unido
Bacalaureat (Cristian Mungiu) - Romênia
Elle (Paul Verhoeven) - Holanda
Mal de pierres (Nicole Garcia) - França
The handmaiden (Park Chan-wook)
I, Daniel Blake (Ken Loach)
Juste la fin du monde (Xavier Dolan)
Julieta (Pedro Almodovar)
The last face (Sean Penn)
Loving (Jeff Nichols)
Ma' Rosa (Brillante Mendoza)
The neon demon (Nicolas Winding Refn)
Paterson (Jim Jarmusch)
Personal shopper (Olivier Assayas)
Ma loute (Bruno Dumont)
Rester vertical (Alain Guiraudie)
Toni Erdmann (Maren Ade)
La fille inconue (Jean-Pierre and Luc Dardenne)

Fora de competição

O bom gigante amigo (Steven Spielberg)
Jogo do dinheiro (Jodie Foster)
Dois caras legais (Shane Black)

Goksung (Na Hong-jin)

Sessões da meia-noite

Gimme danger (Jim Jarmusch)
Train to Busan (Bu-San-Haeng)

Para ver as sessões especiais e a mostra Un Certain Regard, acesse o site do Festival de Cannes.