Vicente Ferraz

x

Ajude-nos a atualizar seu perfil.
Envie suas informações para quemequem@filmeb.com.br

Atividade: 
Diretor, Documentarista

Cineasta carioca nascido em 1965, formou-se em Comunicação na PUC-Rio, depois estudou na EICTV - Escola Internacional de Cinema e TV de San Antonio de Los Baños, em Cuba. Seu primeiro filme foi o documentário Soy Cuba, o mamute siberiano (2004), sobre a produção do filme cubano-soviético Soy Cuba, do início dos anos 1960, dirigido pelo russo Mikhail Kalatozov. Com esse filme, Ferraz ganhou o prêmio de melhor documentário e melhor filme segundo a crítica no Festival de Gramado. Em 2007, dirigiu o curta Germano dentro do longa coletivo O estado do mundo, que reuniu seis diretores de todo o mundo com produção em Portugal. O projeto foi selecionado para a Quinzena dos Realizadores do Festival de Cannes.

Filmografia selecionada:

  • A estrada 47 (2013). Prêmio de Melhor Filme no Festival de Gramado 2014.
  • Arquitetos do poder (2010). Selecionado para o festival de documentários É tudo verdade.
  • O último comandante (2010)
  • Germano (2007). Episódio do longa coletivo O estado do mundo. Selecionado para a Quinzena dos Realizadores do Festival de Cannes.
  • Soy Cuba, o mamute siberiano (2004). Prêmio de melhor documentário no festival de Gramado e no festival de Gudalajara. Representante do Brasil no Festival de Sundance em 2005.