Busca

Menu
Imprimir
Voltar

Database Brasil 2012  


Distribuição consagra cartelas fortes e parcerias


O número de lançamentos comerciais no circuito brasileiro sofreu uma pequena queda de 2% em 2012, depois de um 2011 de alta. Foram lançados, no total, 327 filmes no Brasil, com uma redução mais acentuada nas estreias nacionais (-16%) e um crescimento de títulos estrangeiros (+5%).

Do total de lançamentos, 245 foram estrangeiros e 82, nacionais. Com apenas um lançamento 3D a menos que 2011 – em 2012, foram 37 no total -, o formato dá mostras de estabilização. As majors lançaram menos filmes (85, uma queda de 14%), enquanto o número de longas lançados por distribuidoras independentes ou por distribuição própria registrou um aumento considerável. As estreias independentes contabilizaram 241 títulos, um crescimento de 6% com relação a 2011.

A Sony Pictures liderou o market share das distribuidoras, garantindo 15,6% de participação e R$ 254,8 milhões de arrecadação em um ano de forte concorrência, com lançamentos fortes de Disney (Os Vingadores), Paris (Amanhecer – Parte 2) e Fox (A era do gelo 4). Mais do que calcado em um título específico, a liderança foi fruto de uma cartela consistente, com quatro títulos no top 20: O espetacular Homem-Aranha (R$ 60,4 milhões), Homens de preto 3 (R$ 32 milhões), Hotel Transilvânia (R$ 31,1 milhões) e 007 – Operação Skyfall (R$ 29,7 milhões). A Fox ficou em segundo, com 13,9% (R$ 227,6 milhões de renda acumulada) e a Disney, em terceiro, com 12,2% (R$ 199,4 milhões).

Destaque entre as independentes, a Paris Filmes obteve 12,1% de share (R$ 197,9 milhões) e superou majors como Warner, Paramount e Universal. A distribuidora brasileira bateu recorde de abertura com A saga Crepúsculo: Amanhecer – Parte 2, que vendeu 2,1 milhões de ingressos em seu primeiro fim de semana, e também se destacou com os títulos nacionais, em sua grande maioria em codistribuição com a Downtown e a RioFilme (caso fossem somadas as parcerias, os resultados dariam à empresa o primeiro lugar em público, com quase 28 milhões de ingressos vendidos).

Entre os lançamentos nacionais, foi justamente a parceria Downtown/Paris/RioFilme que liderou market share, com cerca de 63% de participação tanto em renda como em público. O consórcio emplacou seis das sete maiores bilheterias nacionais do ano, com sucessos como Até que a sorte nos separe (3,4 milhões de espectadores) e E aí...comeu? (2,6 milhões de ingressos). Os penetras, a terceira maior bilheteria nacional do ano (2,1 milhões em 2012), garantiu à Warner o segundo lugar em market share nacional, com 15%.

No primeiro semestre do ano, chegou ao mercado a H2O, de Sandro Rodrigues, especializada no lançamento de filmes brasileiros. Em junho, a Europa Filmes voltou a atuar, depois de resolver seu impasse judicial, e absorveu a marca Vinny Filmes. A empresa anunciou um calendário forte em títulos nacionais para 2013, com Faroeste caboclo e Colegas, entre vários outros.






Topo da página © Copyright Filme B. Todos os direitos reservados.