Busca

Menu
Imprimir
Voltar

Database Brasil 2010  

Distribuição



Confirmando uma tendência que vem sendo observada há cinco anos, o número de lançamentos comerciais em 2010 apresentou ligeira queda em relação a 2009. Ao todo, 306 filmes chegaram ao circuito comercial no Brasil, contra 316 no ano anterior (-3%). Por outro lado, 2010 foi o ano da consolidação do 3D: foram 22 estreias no formato – um crescimento de 69% em relação a 2009, que contou com 13 lançamentos em 3D.

Com três títulos entre as 20 maiores bilheterias do ano, a Fox foi líder em market share do ano: os filmes lançados pela empresa arrecadaram aproximadamente R$ 232 milhões e levaram 24,9 milhões de pessoas aos cinemas – o que corresponde a 18% da arrecadação e do público total de 2010.

O maior sucesso do estúdio foi Avatar, que estreou em dezembro de 2009. Apenas em 2010, o filme faturou R$ 72,8 milhões e vendeu 5,9 milhões de ingressos. A distribuidora ainda emplacou Alvin e os esquilos 2, com mais de 5,1 milhões de espectadores e R$ 38,8 milhões de bilheteria, e o drama espiritualista Nosso lar, com quatro milhões de ingressos vendidos e renda de R$ 31,1 milhões.

A segunda maior fatia do mercado ficou com a Paramount, cujos títulos somaram R$ 185 milhões de bilheteria e público de 19,3 milhões – com destaque para Shrek para sempre, visto por mais de 7,3 milhões de espectadores. A Warner, que teve como maior destaque a primeira parte do capítulo derradeiro da saga Harry Potter, cravou a terceira posição, com R$ 164 milhões de bilheteria e público de 17 milhões. Em quarto lugar ficou a Disney, que emplacou Alice no país das maravilhas e Toy Story 3 na quarta e quinta posição do ranking dos filmes mais vistos do ano. Em quinto lugar ficou a Sony, com 9% de market share em renda.

Tal como em 2009, a independente Imagem Filmes foi a distribuidora com a maior cartela de lançamentos no ano passado, totalizando 30 títulos. Em segundo lugar ficou a Imovision, que distribuiu 28 filmes, seguido da PlayArte, com 25, e da Paris, com 24.

O número de lançamentos nacionais contrariou a tendência dos últimos anos e caiu 11%, totalizando 76 títulos em 2010, contra 85 títulos em 2009. Mas o cinema nacional em 2010 obteve resultado histórico com Tropa de elite 2, lançado de forma independente pela Zazen que, somente com esse título, conquistou nada menos que 46,1% do market share dos filmes brasileiros em renda. Tropa 2 foi o filme mais visto no país no ano de 2010, com mais de 11 milhões de espectadores e bilheteria de mais de R$ 100 milhões, colocando a nova distribuidora na sexta posição geral, com a fatia de 8,2% do mercado.

Entre os nacionais, a Fox também se destacou, com 16,6%, graças principalmente ao sólido resultado de Nosso lar nas bilheterias. Outra tendência que se consolidou foram as parcerias entre majors e distribuidoras independentes para lançar filmes brasileiros: a Sony se uniu à Downtown para distribuir Chico Xavier e à RioFilme para lançar 5x favela – Agora por nós mesmos, enquanto a Warner lançou As melhores coisas do mundo em parceria com a RioFilme.

Em um possível reflexo da crise na distribuição independente e no circuito de arte, o número de países que tiveram filmes lançados no circuito brasileiro caiu 22%. Ao todo, filmes de 25 nacionalidades chegaram às telas no ano passado (em 2009, filmes de 32 países estrearam comercialmente). Os filmes vindos dos EUA representaram 46% dos lançamentos e concentraram 70% dos ingressos vendidos. O Brasil teve 76 filmes e quase 20% do público. Produções de outros países (89 títulos ao todo) tiveram cerca de 10% do público.






Topo da página © Copyright Filme B. Todos os direitos reservados.