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Database Brasil 2009  

Distribuição


Durante o ano de 2009, 317 filmes estrearam comercialmente no Brasil. Comparado a 2008, esse total sofreu uma pequena diminuição (2,7%), tendência observada pelo segundo ano consecutivo. O ano também foi marcado pela forte ascensão do 3D digital: foram 12 produções no formato, um aumento de 160% em relação a 2008.

Com cinco filmes entre os dez mais vistos do ano, incluindo os dois campeões de público e renda de 2009 – a animação A era do gelo 3, também lançado em versão 3D, e a comédia nacional Se eu fosse você 2 –, a Fox liderou o market share das distribuidoras. A arrecadação bruta dos filmes do estúdio no Brasil chegou a R$ 256 milhões (26,4%), e o público ficou perto da marca de 30 milhões (26,6%).

Sozinhos, A era do gelo 3 e Se eu fosse você 2 somaram mais R$ 130 milhões de bilheteria e 15 milhões de ingressos vendidos, mas o estúdio emplacou ainda os sucessos de Avatar (que estreou no dia 18 de dezembro e ainda assim conseguiu alcançar o posto de sexta maior bilheteria do ano), X-Men Origens: Wolverine e Uma noite no museu 2 (respectivamente a oitava e a nona bilheteria de 2009).

Com R$ 156,6 milhões de renda e 17,7 milhões de público, a Sony ficou em segundo, graças principalmente ao sucesso do filme catástrofe 2012 (R$ 43 milhões de bilheteria, cinco milhões de espectadores) e do suspense Anjos e demônios (R$ 27,9 milhões de renda, mais de três milhões de ingressos vendidos). A Warner ficou com a terceira maior fatia do ano (cerca de 11,5%), com R$ 112,7 milhões de arrecadação e 13,2 milhões de ingressos vendidos. O estúdio emplacou entre os dez mais Harry Potter e o enigma do príncipe e A mulher invisível. Em quarto lugar, a Disney vendeu 10,4 milhões de ingressos, com arrecadação bruta de R$ 91,2 milhões. O destaque entre seus lançamentos ficou com a animação Up – Altas aventuras e a comédia romântica A proposta, com Sandra Bullock.

Responsável pela distribuição do fenômeno Lua nova (cinco milhões de espectadores, R$ 42,8 milhões de renda), a Paris Filmes foi a companhia independente mais bem sucedida, empatando com a Paramount na quinta posição (ambas com cerca de 7% do mercado). Ao todo, os filmes da Paris venderam 8,1 milhões de ingressos e renderam R$ 66,5 milhões de bilheteria – sendo que Lua nova responde por 68% desse total. A Paramount, por sua vez, teve como destaques Velozes e furiosos 4, Transformers 2 e Monstros vs. alienígenas.

A Fox também se destacou no market share dos filmes nacionais, conquistando quase 40% de participação tanto em renda quanto em público, graças ao imenso sucesso de Se eu fosse você 2. Em segundo lugar ficou a Imagem Filmes (17%), que lançou Os normais 2 e Jean Charles, entre outros, seguido da Warner (A mulher invisível) e da Downtown/Riofilme (Divã).

A distribuidora com mais lançamentos foi a independente Imagem, que colocou 32 longas em cartaz entre janeiro e dezembro de 2009. A Imovision, com foco no circuito de arte, também se destacou em relação à quantidade de filmes (foram 26 lançamentos no total).

Os efeitos da crise financeira nos EUA ainda não se fizeram sentir na cartela de lançamentos de Hollywood. As seis majors em atuação no país mantiveram suas médias e estrearam 99 filmes ao todo, apenas dois a menos que em 2008. A Sony foi a distribuidora de cartela mais robusta (21 títulos), enquanto a Paramount foi a que trouxe menos títulos (apenas dez). A Paramount, porém, continua responsável pela distribuição dos títulos da Universal no país (ao todo, as duas somaram 29 títulos).

Na análise de lançamentos por região de origem, nota-se pouca alteração em relação aos anos anteriores. A maior parte dos lançamentos foi de produções norte-americanas, 143 no total (contra 147 em 2008), e em segundo lugar estão os filmes nacionais, com 85 lançamentos (contra 82 nos dois anos anteriores).

Março, abril, outubro e agosto foram os meses que mais concentraram estreias – todos com mais de 30 filmes (em média, oito por semana). Fevereiro e setembro foram os meses com menos lançamentos em circuito.





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