Luiz Fernando Carvalho

x

Ajude-nos a atualizar seu perfil.
Envie suas informações para quemequem@filmeb.com.br

Atividade: 
Diretor

Nascido no Rio de Janeiro, em 1960, é diretor, roteirista e produtor de cinema e televisão. Em 1986 realizou seu primeiro curta-metragem, A espera, que recebeu os prêmios de melhor atriz (para Marieta Severo) e de melhor fotografia (para Walter Carvalho) no Festival de Gramado, além de ser premiado melhor curta metragem no Festival de San Sebastian, Espanha, e receber o prêmio especial do juri no Festival de Ste. Therèse, Canadá. A partir de 1987, iniciou uma longa e frutífera carreira na televisão, tendo dirigido, escrito e produzido diversas telenovelas e mini-séries elogiadas, como Riacho doce (1990), Renascer (1993), O rei do gado (1996), Os Maias (2001), Hoje é dia de Maria (2005), Capitu (2008) e Afinal, o que querem as mulheres? (2010). Em 2001, dirigiu, roteirizou, produziu e montou o seu primeiro e único longa-metragem exibido em circuito cinematográfico, Lavoura arcaica. O filme ganhou o prêmio de “Melhor Contribuição Artística” no Festival de Montreal, no Canadá, o prêmio especial do júri nos festivais de Biarritz e Havana, e foi eleito o melhor filme nos festivais de Cartagena e de Brasília.Durante a preparação do projeto, em viagem ao Líbano, realizou o documentário Que teus olhos sejam atendidos, para a televisão.


Filmografia selecionada:

  • Lavoura arcaica (2001). Prêmios de melhor filme, melhor diretor, melhor fotografia e melhor trilha sonora no Festival de Cartágena 2001. Prêmios de melhor fotografia, melhor trilha sonora e prêmio especial do júri, dentre outros, no Festival de Havana. Prêmios de melhor filme e melhor ator, dentre outros, no Festival de Brasília 2001. Prêmio de melhor filme segundo o júri popular da Mostra de Cinema de São Paulo 2001.
  • Que teus olhos sejam atendidos (1999). Documentário televisivo.
  • A espera (1986). Curta-metragem. Prêmios de melhor filme no Festival de San Sebastian e no Festival de Gramado. Prêmio Especial do Juri no Festival de Ste Therèse.