Boletim Filme B

Ano 17 - semana 31 - 28/07/2014 - Edição 871


Últimas notícias



31/7 - 13h40
Festival de Brasília divulga selecionados

A organização do Festival de Brasília do Cinema Brasileiro anunciou nesta quinta-feira, dia 31 de julho, os filmes selecionados para suas mostras competitivas. Foram escolhidos seis longas e 12 curtas. No primeiro time, estão Branco sai. Preto fica, de Adirley Queirós, Brasil S/A, de Marcelo Pedroso, Ela volta na quinta, de André Novais Oliveira, Pingo d’água, de Taciano Valério, Sem pena, de Eugenio Puppo, e Ventos de agosto, de Gabriel Mascaro. O festival será realizado entre os dias 16 e 23 de setembro, com mostras, debates, oficinas e seminários. Pela primeira vez, as exibições também serão em outras cidades do Distrito Federal.

30/7 - 17h10
Guardiões da galáxia chega aos cinemas

Em um fim de semana de poucos lançamentos no Brasil, Guardiões da galáxia, novo filme da Disney com a grife Marvel, é destaque no circuito, abrindo carreira em 930 salas (sendo 512 com projeção 3D), nesta quinta-feira, 30 de julho. Premiado em Toulouse e Guadalajara, o brasileiro O homem das multidões (Espaço Filmes), dirigido por Cao Guimarães (Andarilho) e Marcelo Gomes (Cinema, aspirinas e urubus), entra em 15 salas. Já o documentário Hélio Oiticica (Nossa Distribuidora), vencedor do prêmio da crítica internacional na seção Forum do Festival de Berlim 2013, estreia em duas salas no Rio de Janeiro e uma em São Paulo.

30/7 - 17h10
Nos EUA, heróis também se destacam no circuito

Assim como no Brasil, a aventura Guardiões da galáxia (Guardians of the Galaxy, Disney) é o grande destaque entre as estreias do fim de semana nos EUA, debutando em 3,8 mil cinemas. Outra produção com circuito de abertura relevante em solo americano esta semana é James Brown (Get On Up, Universal), cinebiografia do “padrinho do soul” dirigida por Tate Taylor (Histórias cruzadas) e produzida por Mick Jagger. Protagonizado por Chadwick Boseman, o longa estreia em dois mil cinemas nos EUA, enquanto seu lançamento no Brasil está programado para 5 de fevereiro de 2015. Exibido no Festival de Veneza no ano passado, também chega aos cinemas americanos, sem circuito divulgado, Child of God (Well Go USA), projeto roteirizado, dirigido e estrelado por James Franco. O filme não tem previsão de lançamento no Brasil, assim como a comédia adolescente Behaving Badly, com Selena Gomez no elenco, também estreando nos EUA sem ter seu circuito divulgado.

28/07 - 13h
50 Shades of Grey tem seu primeiro trailer

Na manhã da última quinta-feira, a Universal lançou nos EUA, através do programa de televisão Today, da NBC, o primeiro trailer da aguardada adaptação de 50 Shades of Grey, livro erótico campeão de vendagem. Com dois minutos e meio, o promo dá ênfase ao romance e promove os rostos e interpretações do casal protagonista, em especial Dakota Johnson, filha de 24 anos de Don Johnson e Melanie Griffith, que vive a heroína Anastasia Steele. O sexo de tons sadomasoquistas, grande chamariz de vendas do livro, fica em segundo plano, surgindo rapidamente no final. O filme estreará nos EUA em 14 de fevereiro de 2015. Vale lembrar que lá esta data corresponde ao Dia dos Namorados.

28/07 - 13h
Locarno terá mostra dedicada ao Brasil

O Festival de Locarno, cuja 67ª edição começa no próximo dia 6 de agosto, anunciou, semana passada, que a seção Carte Blanche, dedicada a filmes em pós-produção, será 100% composta de filmes brasileiros este ano. Numa parceria com o programa Cinema do Brasil, o evento selecionou sete longas-metragens, cujas exibições ocorrerão entre os dias 9 e 11 de agosto. Do Rio de Janeiro, irão a Locarno Aspirantes, de Ives Rosenfeld (Crisis Produtivas) e a cinebiografia Nise da Silveira, estreia de Roberto Berliner como diretor de ficção (TvZero). Os outros cinco filmes vêm de estados diferentes: Beco, de Camilo Cavalcanti (Aurora Cinema) é de Pernambuco; O touro, de Larissa Figueiredo (Tu i Tam Filmes), é paranaense; Oração do amor selvagem, de Chico Faganello (Cineramabc Filmes, Orbital e Filmesquevoam) é de Santa Catarina; Ponto zero, de José Pedro Goulart (Mínima e Okna) é gaúcho; e Que horas ela volta?, novo trabalho de Anna Muylaert (Gullane), é o representante de São Paulo.

28/07 - 13h
MIMO 2014 terá 26 filmes e inicia por Ouro Preto

Foram selecionadas 26 produções para a 11ª edição do Festival MIMO de Cinema, já tradicional por sua programação gratuita projetada em telões ao ar livre, pátios de igrejas seculares, cinemas, mercados e centros culturais, sempre tendo a música como tema central. A mostra Panorama Brasil, que reúne filmes inéditos em circuito comercial, traz 21 obras como Cauby – Começaria tudo outra vez, dirigido por Nelson Hoineff, Triunfo, com direção de Caue Angeli e Hernani Ramos, Damas do samba, com direção de Susanna Lira, e A farra do circo, de Roberto Berliner e Pedro Bronz. Já a mostra Um Outro Olhar apresentará cinco filmes sobre música que já passaram pelos cinemas e tiveram boa repercussão de público e crítica. De caráter itinerante, o MIMO inicia sua jornada dia 29 de agosto, em Ouro Preto, posteriormente passando pelas cidades de Olinda (4 a 7 de setembro), Paraty (10 a 12 de outubro) e Tiradentes (17 a 19 de outubro).

28/07 - 13h
Oficinas de crítica e de criação de personagens

O Polo de Pensamento Contemporâneo (POP), localizado no Jardim Botânico, no Rio, convocou o crítico de cinema Marcelo Janot para comandar o curso Olhar o Filme: Uma Visão Crítica, com início no dia 5 de agosto. A partir da exibição de trechos de filmes e da leitura de textos críticos, será explorada a relação entre crítico e espectador, além da análise de diversos elementos de um longa-metragem (como fotografia, trilha sonora e montagem). Já Criação e Desenvolvimento de Personagens, ministrado pela escritora Marcia Zanelatto, que começa no dia 7, oferece uma oficina de criação e desenvolvimento de personagens na dramaturgia com a proposta de observar particularidades referentes aos gêneros (tragédia, drama, comédia) e aos meios (cinema, TV, teatro). Para mais informações, acesse o site do POP.


© Copyright Filme B. Todos os direitos reservados.