Boletim Filme B

Ano 17 - semana 30 - 21/07/2014 - Edição 870


Últimas notícias



23/07 - 19h
Planeta dos macacos é o destaque nos cinemas

Depois de arrecadar R$ 3,6 milhões em regime de pré-estreias, chega oficialmente aos cinemas brasileiros Planeta dos macacos: O confronto (Dawn of the Planet of the Apes, Fox), com folga o maior lançamento deste fim de semana, iniciando carreira em 868 salas, sendo 518 delas em 3D. Em 25 salas estreia Apenas uma chance (One Chance, Diamond), cinebiografia do cantor lírico e ex-vendedor de celulares Paul Potts, vencedor do programa Britain´s Got Talent. Já o drama Sem evidências (Devil´s Knot, Paris Filmes), com Reese Witherspoon e Colin Firth, chega a 20 salas. Amar, beber e cantar (Aimer, boire et chanter, Imovision), último longa dirigido por Alain Resnais, um dos mestres da Nouvelle Vague, falecido em março, estreia em oito salas, sendo duas no Rio e seis em São Paulo. O brasileiro Aos ventos que virão (Pandora), de Hermano Penna, chega a três salas (duas em São Paulo e uma no Rio), e a produção argentina O estudante (El estudiante, Pandora) estreia em uma sala paulistana e outra em Goiás.

23/07 - 19h
Nos EUA, Hércules é a maior estreia da semana

O fim de semana nos Estados Unidos será marcado pela chegada às telas do épico Hércules. Dirigido por Brett Ratner (A hora do rush, X-Men – O confronto final e estrelado por Dwayne "The Rock" Johnson, o filme estreia em 3,5 mil cinemas. O lançamento no Brasil está agendado para 4 de setembro. Lucy (Universal), que conta com Scarlett Johansson como protagonista e direção de Luc Besson, terá circuito de 3,2 mil cinemas; sua estreia brasileira está programada para 28 de agosto. A comédia Um amor de vizinha (And So It Goes, Clarius Entertainment), estrelada por Michael Douglas e Diane Keaton, estreia em 1,8 mil cinemas. O lançamento brasileiro, via PlayArte, acontece dia 11 de setembro.

Estreiam ainda este fim de semana três filmes de porte menor, mas relevantes para as salas de perfil alternativo, cujos circuitos não foram divulgados. Magia ao luar (Magic in the Moonlight, Sony Classics), o novo de Woody Allen, protagonizado por Colin Firth e Emma Stone, é o mais importante deles. No Brasil, a estreia está agendada para 28 de agosto, via Imagem Filmes. Há ainda o thriller O homem mais procurado (A Most Wanted Man, Roadside Attractions), com Philip Seymour Hoffman (1967-2014) no elenco. Por aqui, o lançamento ocorre em 14 de agosto com distribuição da Diamond. Por fim, há o drama Very Good Girls (Well Go USA), com Dakota Fanning, Elizabeth Olsen, Demi Moore e Richard Dreyfuss no elenco. Este filme não tem previsão de estreia no Brasil.


21/7 - 12h
Quatro filmes brasileiros no Festival de Locarno

Quatro filmes brasileiros serão exibidos na 67ª edição do Festival de Locarno (Suíça), de 6 a 16 de agosto. Ventos de agosto, de Gabriel Mascaro, será um dos 17 títulos a integrar a competição internacional. Em paralelo à competição, a cineasta Helena Ignez exibirá o média-metragem Poder dos afetos e uma cópia restaurada de Copacabana mon amour (1970), de Rogério Sganzerla. Punhos cerrados, de Ricardo Pretti, Luiz Pretti e Pedro Diógenes, do coletivo cearense Alumbramento, está na seleção da mostra Signs of Life. Além das produções brasileiras, a atriz Alice Braga fará parte do júri do festival.

21/7 - 12h
Documentário abordará trajetória dos Beatles

Ron Howard (O código Da Vinci, Rush – No limite da emoção) fechou contrato com a Apple Corps Ltd., que administra o espólio dos Beatles, para dirigir um documentário de longa-metragem sobre parte da trajetória da banda. O filme, que terá caráter oficial, com total colaboração de Paul McCartney e Ringo Starr e das famílias dos falecidos John Lennon e George Harrison, se dedicará ao período entre 1960 e 1966. Nestes seis anos, a banda foi revelada, gravou os primeiros discos, virou febre juvenil mundo afora e começou a sofisticar seu som. 1966, ano em que a banda parou de fazer shows, é considerado o marco de uma nova fase, mais experimental, e não está descartada a produção de um segundo filme, focado no período que vai dali até a separação, em 1970. Este será o segundo documentário musical de Howard, que dirigiu Made in America, sobre o festival de mesmo nome organizado pelo rapper Jay-Z, em 2013.

21/7 - 12h
Centro Europeu abre inscrições para curso

Com início do ano letivo agendado para o dia 12 de agosto, o curso de cinema do tradicional Centro Europeu, em Curitiba, já está recebendo inscrições. Com duração de um ano, o curso tem comando de Rudolfo Auffinger e conta com equipamentos e estúdio que permitem a produção de trabalhos de ficção e documentários em full HD. Mais informações no site do Centro Europeu.

21/7 - 12h
Programação do terceiro BIFF é divulgada

O Festival Internacional de Brasília divulgou a programação da sua terceira edição, que acontece de 28 de agosto a 6 de setembro. Entre os selecionados há títulos exibidos em Cannes e Berlim. Os 12 filmes da mostra competitiva são Supernova, de Tamar van den Dop (Holanda), Os perdedores, de Mattias J. Skoglund e Markus Marcetic (Suécia), Em busca do sentido da vida, de Marco Ferrari (Estados Unidos), A história de Papusza, de Joanna Kos-Krauze e Krzysztof Krauze (Polônia), Mãe, eu te amo, de Jãnis Nords (Letônia), A utilidade de um revisteiro, de Adriano Salgado (Argentina), Conduta, de Ernesto Daranas (Cuba), Karnaval, de Can Kilcioglu (Turquia), Vino para Robar, de Ariel Winograd (Argentina), O eterno retorno de Antonis Paraskevas, de Elina Psykou (Grécia), Aleluia, de Fabrice du Welz (França), e Eu sou sua, de Iram Haq (Noruega). O júri será composto por Charles Tesson, Luz Cipriota, Ricardo Giraldo, Marcos Petrucelli e Marcus Ligocki.


© Copyright Filme B. Todos os direitos reservados.