Boletim Filme B

Ano 17 - semana 38 - 15/09/2014 - Edição 878


Últimas notícias



17/9 - 16h40
Filme juvenil e terror chegam às salas

A quinta-feira, 18 de setembro, chega com os dois maiores lançamentos com número de salas bem próximos. A ficção científica juvenil Maze Runner – Correr ou morrer (Fox), que retrata um mundo pós-apocalíptico onde pessoas são abandonas sem memória em uma comunidade isolada, ocupa 344 salas. Livrai-nos do mal (Sony), suspense sobrenatural do diretor Scott Derrickson (O exorcismo de Emily Rose), chega a 303 salas.

Também estreia no fim de semana o suspense nacional Isolados (Downtown/Paris), com Bruno Gagliasso e Regiane Alves no elenco, com 171 salas. Depois de quase cinco meses de seu lançamento americano, chega ao Brasil, em 138 salas, a comédia Um milhão de maneiras de pegar na pistola (H2O), de Seth MacFarlane (Ted). O romance Mesmo se nada der certo (Imagem), com Keira Knightley e Mark Ruffalo, abre em 102 salas. Lascados (Santa Rita Filmes), chega a 50. Os menores lançamentos entram apenas em São Paulo: Um novo dueto (Imovision), em duas salas, e Cuba Libre (distribuição própria), em uma.


17/9 - 16h40
Nos EUA, Maze Runner também domina

A ficção científica Maze Runner - Correr ou morrer (The Maze Runner, Fox) é a mais ampla estreia desta sexta-feira, dia 19, nos Estados Unidos. O longa de apelo jovem, que chega no mesmo fim de semana ao Brasil, ocupa 3,5 mil cinemas. Já a comédia familiar Sete dias sem fim (There is Where I Leave You, Warner), dirigida por Shawn Levy (Uma noite no museu) e com Tina Fey no elenco, chega às telas de mais de 2,7 mil complexos - por aqui, a produção desembarca no dia 27 de novembro. A Walk Among the Tombstones (Universal), mais uma trama de ação protagonizada por Liam Neeson, tem lançamento programado para 2,5 mil cinemas em solo americano, enquanto no circuito brasileiro a previsão de estreia é dia 4 de dezembro.

Nome por trás de filmes cult como O balconista e Dogma, Kevin Smith escreve e dirige a trash-comédia Tusk (A24), que chega a 500 cinemas nos EUA. O documentário Keep On Keepin´ On (Radius TWC), que rendeu a seu diretor, Alan Ricks, o prêmio de melhor documentarista jovem no festival de Tribeca deste ano, chega a apenas dois cinemas americanos, enquanto Tracks (Weinstein), com Adam Driver, da série de TV Girls, entra em quatro. Também entram em cartaz dois filmes que já estrearam no Brasil: O teorema zero (The Zero Theorem, Amplify), do cineasta Terry Gilliam, e Tudo acontece em Nova York (Swim Little Fish Swim, Under The Milky Way).


15/09 - 14h
James Franco filmará romance de Palahniuk

James Franco comprou os direitos de Rant, romance de Chuck Palahniuk, para adaptar para o cinema. O projeto será a terceira história do escritor a ganhar versão para a tela grande. Clube da luta (1999) e Choke (2008) foram as anteriores.

15/09 - 14h
O sal da Terra vai abrir o Festival do Rio

O sal da Terra, documentário de Wim Wenders e Juliano Salgado, vencedor do prêmio especial na mostra Um Certo Olhar do Festival de Cannes, será a atração da sessão de abertura do Festival do Rio, em 24 de setembro. O longa aborda o trabalho do fotógrafo Sebastião Salgado, pai de Juliano. O co-diretor e sua família estarão presentes. O documentário tem estreia prevista para fim de 2014 ou janeiro de 2015, com distribuição da Imovision.

15/09 - 14h
Cantinflas representa o México no Oscar

O México escolheu como seu candidato oficial à indicação ao Oscar de filme estrangeiro a cinebiografia Cantinflas, dirigida por Sebastian del Amo e com o ator Óscar Jaenada no papel do lendário comediante. Já a Ucrânia surpreendeu, ao selecionar o pouco conhecido épico nacionalista The Guide, de Oles Sanin, quando havia a expectativa de que escolhesse The Tribe, celebrado filme que levou o Grande Prêmio do Júri na Semana da Crítica de Cannes, este ano. O processo de escolha dos candidatos oficiais de cada país está a pleno vapor, com 29 países já tendo anunciado os seus, entre eles, pela primeira vez, a Mauritânia – que escolheu Timbuktu, de Abderrahmane Sissako. Winter Sleep, de Nuri Bilge Ceylan, o ganhador da Palma de Ouro de Cannes, foi a escolha oficial da Turquia. O Brasil anuncia na próxima quinta-feira o seu concorrente.

15/09 - 14h
Marlene Dietrich é foco de mostra no CCBB

Na próxima quarta-feira, 17 de setembro, o Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB) de São Paulo dá início a uma retrospectiva de 25 filmes da maior estrela alemã dos anos 1930, Marlene Dietrich. Os longas, entre eles os sete dirigidos por Josef Von Sternberg (O anjo azul) com a atriz, serão exibidos em película. Há dois documentários sobre ela na programação, um dirigido pelo ator Maximilian Schell e outro pelo neto da atriz, David Riva. A partir de 1º de outubro, a mostra estará em cartaz também no CCBB de Brasília. Tanto na capital federal quanto em São Paulo, ela se encerra no dia 20 de outubro.


© Copyright Filme B. Todos os direitos reservados.