INDIE 2015 terá 65 títulos, entre inéditos e clássicos

INDIE 2015 terá 65 títulos, entre inéditos e clássicos

Redação
24 ago 15

Imagem destaque

Divulgação

Cena de Cemitério do esplendor

O INDIE Festival anunciou a seleção de filmes de sua 15ª edição, que será realizada em setembro, em Belo Horizonte e São Paulo.  Serão 65 títulos, vindos de 21 países, incluindo 23 estreias nacionais. Entre as novidades aguardadas, estão Cemitério do esplendor, novo filme de Apichatpong Weerasethakul (Mal dos trópicos), e o romeno O tesouro, de Corneliu Porumboiu, ambos exibidos no Festival de Cannes deste ano, e Eu sou Ingrid Bergman, de Stig Bjorkman, documentário comemorativo do centenário da grande atriz sueca.

A Mostra Mundial traz ainda dois filmes da Estônia: o premiado Na ventania de Martti Helde e Paisagem com várias luas, de Jaan Toomik. Do cinema japonês estão presentes os novíssimos filmes de Sogo Ishii (É isso), Nobuhiro Yamashita (La la la at Rock Bottom) e o documentário de Erik Shirai (O nascimento do saquê). Do cinema americano, o festival exibe Tangerine, de Sean Baker, lançado no Sundance e filmado com a câmera de um iPhone 5S; e ainda Para sempre no espaço, de Greg W. Locke realizado com apenas US$ 800.

Na seção destinada ao cinema nacional figuram Asco, estreia do paulista Ale Paschoalini; o documentário A loucura entre nós, de Fernanda Vareille; My name is now, Elza Soares, de Elizabete Martins Campos; O signo das tetas, segundo filme da trilogia concebida por Frederico Machado (O exercício do caos); Sermão dos peixes, documentário pessoal do diretor Cristiano Burlan; e Trago seu amor, de Dellani Lima. Todos os diretores estarão presentes nas sessões de seus filmes e participarão de um bate-papo com o público após a exibição.

Também estão previstas sessões de clássicos como 8 ½, de Federico Fellini; Morangos Silvestres, de Ingmar Bergman; Fitzcarraldo e Nosferatu - O vampiro da noite, de Werner Herzog, em versões restauradas. A seção é comandada pelas distribuidoras Zeta Filmes e FJ Cines, idealizadoras do Selo Clássica.

A programação começa em Belo Horizonte,  entre os dias 3 a 9 setembro, e segue para São Paulo, de 16 a 30 de setembro. Em BH, a entrada é fraca – distribuição de senhas 30 minutos antes de cada sessão. Já em São Paulo, a inteira sai por R$ 12.

Confira a programação completa no site.

SERVIÇO

Belo Horizonte: 3 a 9 de setembro

Belas Artes Cinema (Sala 1: 138 lugares e Sala 2: 123 lugares) - Rua Gonçalves Dias, 1581, Funcionários;
Cine Humberto Mauro (136 lugares) - Av. Afonso Pena, 1537, Centro;
Cine SESC Palladium (82 lugares) - Av. Augusto de Lima, 420, Centro;

São Paulo: 16 a 30 de setembro

CineSESC - Rua Augusta, 2075, Cerqueira César (www.sescsp.org.br )