Academia Internacional de Cinema chega ao Rio

Academia Internacional de Cinema chega ao Rio

Thayz Guimarães
02 mar 15

Imagem destaque

Alessandra Haro

Fundada em 2004 pelo cineasta americano Steven Richter e pela jornalista brasileira Flávia Rocha, a Academia Internacional de Cinema (AIC) inaugura nesta terça-feira, dia 2 de março, sua primeira unidade no Rio de Janeiro, com direito a circuito de palestras e presença de importantes figuras do cinema nacional e internacional. “Estamos muito animados! Quando se pensa em cinema e em Brasil, não há como não se falar em Rio de Janeiro”, comentou Steven.

De 2 a 6 de março, a nova sede da AIC (Rua Martins Ferreira, 77, Botafogo, 3958-8775) será palco da Semana de Orientação, evento que tradicionalmente abre o ano letivo da Academia, e nesta edição será realizado simultaneamente no Rio e em São Paulo, onde fica a unidade original da academia. Entre os convidados, estão a diretora de arte Brigitte Broch (ganhadora do Oscar de melhor desenho de produção por Moulin Rouge), a atriz argentina Inés Efron (Medianeras), a cineasta Lúcia Murat (Brava gente brasileira), a ilustradora Rosana Urbes (vencedora do Anima Mundi com Guida, além de trabalhos em filmes da Disney) e do crítico de cinema André Miranda (O Globo).

Reconhecida por sua excelência – mais de 2 mil filmes produzidos por seus alunos em dez anos de existência –, a Academia Internacional de Cinema possui programas exclusivos que combinam teoria sólida com prática intensiva.  “Quando nós criamos a AIC, não havia nada parecido no Brasil. As universidades ensinavam muita teoria, então faltava um curso que priorizasse a prática, já que existia essa demanda”, explicou Flávia.

Localizado em um casarão histórico no bairro de Botafogo, o espaço conta com salas de aula, ilhas de edição, estúdio de iluminação, pátio, café, e um jardim suspenso com vista para o Corcovado – no qual também é possível improvisar sessões ao ar livre.  A ideia é torná-lo um centro de debate contemporâneo no campo das artes, um pouco do que a Escola de Artes Visuais do Parque Lage já faz, porém mais especializado e com foco em cinema e TV.

Ao longo do ano serão ofertados mais de 30 cursos (de formação livre, intensivos de férias, oficinas especializadas, e o técnico, com duração de dois anos), os quais abrangem toda a cadeia produtiva do audiovisual, da concepção à distribuição. “A demanda é grande, há espaços para vários perfis. Nós estamos apenas abrindo uma nova janela para ensino de cinema na cidade”, concluíram.

Confira a programação da Semana de Orientação no Rio:

Segunda, 2 de março de 2015 – Rio de Janeiro
17h30: Exibição do filme XXY (dir. Lucía Puenzo)
19h30: Bate-papo com Inés Efron (atriz argentina de MedianerasXXY e A mulher sem cabeça)

Terça, 3 de março de 2015 – Rio de Janeiro  
17h30: Exibição do filme Hoje eu quero voltar sozinho (dir. Daniel Ribeiro)
19h30: Bate-papo com André Miranda (Crítico de cinema do jornal O Globo)

Quarta, 4 de março de 2015 – Rio de Janeiro 
17h30: Quase dois irmãos (dir. Lúcia Murat)
19h30: Bate-papo com Lúcia Murat (Diretora e roteirista de Brava gente brasileiraQuase dois irmãosUma longa viagem, entre outros)

Quinta, 5 de março de 2015 – Rio de Janeiro 
17h30: Exibição de O leitor (dir. Stephen Daldry)
19h30: Bate-papo com Brigitte Broch (Ganhadora do Oscar de melhor desenho de produção por Moulin Rouge)

Sexta, 6 de março de 2015  - Rio de Janeiro
17h30: Luz Anima Ação e Guida
19h30: Bate-papo com Rosana Urbes (Ganhadora do Anima Mundi com o filme Guida, com trabalhos na Disney em filmes como Mulan e Lilo & Stitch)