Rio e Fortaleza recebem New Queer Cinema

Rio e Fortaleza recebem New Queer Cinema

Redação
26 ago 16

Imagem destaque

Divulgação

Kids (1995): polêmica ao retratar cotidiano de adolescentes

Após a boa acolhida da primeira edição, no ano passado, a mostra New Queer Cinema volta à Caixa Cultural do Rio de Janeiro e de Fortaleza, com 15 filmes e debates sobre diversidade sexual e de gênero. A programação começa no dia 6 de setembro nas duas cidades e se estende até 25 de setembro no centro cultural carioca. A porção cearense do evento termina antes, no dia 18. Desta vez, os títulos escolhidos compreendem a leva produzida a partir dos anos 1990.

Entre os selecionados estão Kids (1995), primeiro grande filme a retratar de forma nua e crua a juventude nas telas de cinema, e Meninos não choram (1999), que rendeu um Globo de Ouro e um Oscar de melhor atriz para Hillary Swank. Também fazem parte da programação os conceituados Mal dos trópicos (2004), do diretor tailandês Apichatpong Weerasethakul, premiado em Cannes; o brasileiro Madame Satã (2002), de Karim Aïnouz e com Lázaro Ramos no papel principal; e Tabu (1999), de Nagisa Oshima. Filmes de Lucrecia Martel, François Ozon, Bruce LaBruce, Spike Jonze, Gus Van Sant e outros completam a programação.

Na quinta-feira, dia 15, o Rio recebe o debate “A segunda onda do New Queer Cinema”, a partir das 19h, com participação de Ilda Santiago (programadora e diretora do Festival do Rio) e dos pesquisadores e críticos de cinema Luiz Carlos Oliveira Junior e Ruy Gardnier. Já no dia 22, no mesmo horário, é a vez dos professores Fernando Pocahy (Uerj) e Mariana Baltar (Uff) se juntarem ao curador da mostra Denilson Lopes na mesa “Questões de gênero: a segunda onda do New Queer Cinema”.

Em Fortaleza, também são dois debates. No dia 8, o preparador de elenco Armando Praça e o curador da mostra, Mateus Nagime, discutem o tema “Revoltas queer dentro do cinema queer”. A mediação será de Aleques Eiterer, produtor da mostra. No dia 15, “Um novo cinema queer na virada do milênio” terá a participação do crítico de cinema Ailton Monteiro e do professor Henrique Codato e mediação de Denilson Lopes.

Confira a programação completa no site da mostra.