Nagisa Oshima ganha mostra no CCBB

Nagisa Oshima ganha mostra no CCBB

Redação
08 jul 15

Imagem destaque

Divulgação

Cena do filme Juventude desenfreada (1960)

Nagisa Oshima, um dos cineastas mais radicais do Japão, vai ganhar uma retrospectiva de seus filmes no CCBB do Rio e São Paulo, de julho a agosto. A mostra exibirá 12 longas-metragens, incluindo clássicos consagrados como O Império dos Sentidos, que lhe rendeu prêmio de Melhor Direção em Cannes, e Furyo, em nome da honra, dentre outros filmes menos conhecidos do início de sua carreira.

Morto em 2013, Oshima iniciou a carreira no famoso estúdio Shochiku, onde trabalhou como assistente de direção. Em 1959, dirigiu seu primeiro filme, Uma cidade de amor e de esperança, que tratou da pobreza e das diferenças de classe no Japão pós-guerra. Seus filmes dos anos 60 integraram-se à “nova onda” japonesa, um cinema inspirado pela Nouvelle Vague francesa. Eles ficaram conhecidos pelos personagens rebeldes ou criminosos – como em O túmulo do sol (1960) e Prazeres da carne (1965) – ou tratam de violência e sexualidade – como em Violência ao meio-dia (1966) e Duplo suicídio forçado: verão japonês (1967).

Seu filme mais radical, O Império dos Sentidos (1976), sobre a relação sexual obsessiva entre o dono de um hotel e uma ex-prostituta, contém cenas fortes que levaram à censura do filme em diversos países. No Brasil, a Censura Federal levou quatro anos até finalmente liberar o filme, que entrou em cartaz em 1980. No Japão, a versão integral é proibida até hoje.

Com apoio da Fundação Japão, a mostra acontece nos dias 15 a 27 de julho, no CCBB Rio, e de 29 de julho a 10 de agosto, no CCBB São Paulo. Os ingressos custam R$ 4, a inteira e R$ 2, a meia. Para mais informações, acesse o site do Centro Cultural.