Irmãos Dardenne ganham mostra no CCBB

Irmãos Dardenne ganham mostra no CCBB

Redação
06 jan 16

Imagem destaque

Divulgação

Marion Cottilard em Dois dias, uma noite

Donos de um cinema realista, humanista e preocupado com questões sociais, os irmãos belgas Luc e Jean-Pierre Dardenne vão ganhar uma retrospectiva completa no Centro Cultural Banco do Brasil. Com 22 filmes, Cinema humanista – Irmãos Dardenne acontece nas unidades de Brasília (de 10 a 29 de fevereiro), Rio e São Paulo (de 17 de fevereiro a 7 de março).

Os irmãos Dardenne ficaram conhecidos no mundo todo em 1999, quando seu drama Rosetta surpreendeu ao vencer a Palma de Ouro em Cannes, numa decisão do júri presidido por David Cronenberg. Em 2005, eles repetiram o feito com A criança. Também venceram prêmios em Cannes por O filho (melhor ator para Olivier Gourmet), O silêncio de Lorna (melhor roteiro) e O garoto da bicicleta (Grande Prêmio do Júri). Seu longa mais recente, Dois dias, uma notie, deu a Marion Cottilard uma indicação ao Oscar de melhor atriz.

Criadores de um estilo próprio, marcado pelo naturalismo, despojamento estético, ausência de trilha sonora e a câmera muito próxima dos atores, Luc e Jean-Pierre Dardenne trabalham com um minimalismo narrativo, sem concessões para o espectador, tendo se tornado mestres do drama social.

Documentários engajados

Mais rara, a produção documental dos irmãos é um dos grandes atrativos da mostra. Realizados no período de 1979 a 1983, os filmes abordam questões como a vida de exilados (Leçon d’une université volante) lembranças de uma greve geral (Lorsque le bateau de Léon M. descendit la meuse pour la première fois), entre outras.

A mostra também vai exibir alguns dos longas produzidos pelos irmãos Dardenne, como À procura de Eric (2009), do britânico Ken Loach, e Além das Montanhas (2012), do romeno Cristian Mungiu; Ferrugem e osso (2012), do francês Jacques Audiard; e O diário de uma camareira (2015), do francês Benoît Jacquot.

A curadoria é da cineasta Caru Alves de Souza, diretora do filme ‘De Menor’. A diretora participa de um debate em Brasília com os críticos Cid Nader e Marcelo Miranda no dia 15 de fevereiro, com entrada franca – as datas nas outras capitais ainda serão confirmadas.