França tira de cartaz thriller sobre terrorismo

França tira de cartaz thriller sobre terrorismo

Redação
18 jul 16

Imagem destaque

Divulgação

Richard Madden e Idris Elba em cena de Bastille Day

O Studiocanal, produtor europeu do thriller Bastille Day, pediu aos exibidores franceses que tirassem o filme de cartaz depois do ataque com um caminhão em Nice que deixou 84 pessoas mortas no último dia 14. No filme, o britânico Idris Elba (de Thor e Beasts of no nation) vive um ex-agente da CIA que se junta a um jovem golpista numa missão antiterrorista em Paris.

O pedido veio depois que o governo francês decidiu decretar um luto de três dias depois do atentado. A decisão foi tomada no último sábado de manhã, depois que a imprensa começou a noticiar que o atentado havia sido inspirado pelo Estado Islâmico – mais tarde, o grupo assumiria oficialmente o atentado. Até então, a produtora havia decidido apenas suspender toda a mídia e divulgação do longa, sem tirá-lo de cartaz.

Bastille Day estreou na última quarta-feira na França em 244 salas e, em seu primeiro dia, foi a terceira maior abertura no país, atrás de A era do gelo: O big bang e da comédia francesa Desembarque imediato.

Sem pânico nas bilheterias

“Hesitamos em tirar o filme de cartaz porque não recebemos nenhuma reclamação. A história é muito diferente do ataque que ocorreu em Nice, e estamos exibindo muitos filmes com violência de todo o tipo”, disse à Variety Jocelyn Bouyssy, diretora da CGR, uma das maiores redes de exibição da França, que lançou o thriller em 35 cidades. “Se começarmos a suspender filmes violentos por causa disso ou daquilo, estaremos entregando os pontos. Precisamos ser fortes e continuar a viver”. Segundo ela, a rede suspendeu a exibição do filme a partir de sábado “em respeito” à decisão do Studiocanal.

Apesar do ataque da quinta, as bilheterias francesas não registraram fortes quedas na sexta em todo o país, segundo as estimativas da Comscore France. A única queda sensível foi na própria cidade de Nice, onde o público caiu de 50% a 80% em relação à média das sextas.

Recorde histórico

A frequência estável aos cinemas contrastou com a forte queda de público em Paris nos dias que se seguiram aos ataques de 13 de novembro, que deixaram 130 mortos, 89 deles na chacina dentro da casa de espetáculos Bataclan. No dia seguinte ao atentado, um sábado, Jogos vorazes: A esperança – O final teve uma queda de 50% em relação ao primeiro sábado do longa anterior da franquia, Jogos vorazes: A esperança – Parte 1, em 2014.

Apesar de a França ter sofrido três grandes ataques terroristas num período de 18 meses, o número de ingressos vendidos no país bateu um recorde histórico no primeiro semestre deste ano, com alta de 5,6% em relação ao mesmo período de 2015.

Bastille Day não tem previsão de estreia no Brasil.