China inaugura site oficial de box office

China inaugura site oficial de box office

Redação
08 out 15

Imagem destaque

Divulgação

Pôster do filme chinês The Hundred Regiments Offensive

Mais de um ano depois de prometer lançar um site oficial com os dados de bilheteria de suas salas, a China finalmente lançou esta semana a sua página de box office. Financiado pelo China Film Bureau, o site é uma resposta do governo a anos de dúvida sobre a exatidão das informações sobre venda de ingressos no mercado chinês.

O site é gerido pelo Fundo Especial de Administração, órgão do Bureau chinês que fiscaliza o imposto de 5% sobre todo ingresso vendido na China. A página ainda é simples e até agora tem sido tratada como segredo de Estado, acessada apenas pelo mercado local. Atualizada diariamente, traz receitas diárias por filme e sala, venda de ingressos, contagem de telas e rankings por exibidor. As informações são da Variety.

Dados suspeitos

Empresas privadas do setor de cinema têm acessado o banco de dados e reapresentado certos dados em seus sites. Mas o novo site ainda não dissipou a desconfiança de que exibidores e distribuidores distorcem seus números. Recentemente, houve rumores de que exibidores inflaram os números de bilheteria do longa chinês The Hundred Regiments Offensive, financiado pelo governo chinês, em detrimento do blockbuster hollywoodiano O exterminador do futuro: Gênesis.

A bilheteria chinesa tem sofrido um boom impulsionado pela onda de construção de novas salas no país, fragmentando o mercado e deixando-o sem parâmetros unificados de medição para o segundo maior mercado de cinema no mundo hoje.

Até setembro, a renda total de bilheteria na China foi superior a US$ 5 bilhões, valor já acima de todo o ano de 2014. Analistas prevêem um crescimento total de 30% no faturamento até o final do ano.