Warner e China Media Capital negociam parceria

Warner e China Media Capital negociam parceria

Redação
25 ago 15

Imagem destaque

Naomi Watts e Edward Norton em cena do filme O despertar de uma paixão

A Warner Bros está em negociações avançadas com a estatal China Media Capital para criar uma empresa produtora de filmes em mandarim. O acordo pode dar início a uma joint venture, que seria a segunda experiência do gênero para o estúdio. A major também já produziu e distribuiu em associação com a China Film Group.

O mercado de cinema chinês teve boom nos últimos anos, estimulado pela massiva expansão dos circuitos multiplex e pelo crescimento do poder aquisitivo da classe média. Em 2014, os cinemas chineses acumularam US$ 4,6 bilhões, marcando a segunda renda mundial de bilheteria, atrás apenas dos EUA. Nesse ano, as rendas continuam crescendo, com a alta de 49% das bilheterias no final do junho. O mercado de filmes locais tem se tornado cada vez mais atraente, com realizadores da China e Hong Kong explorando novas formas de alcançar o vasto público nacional. Os cineastas têm buscado gêneros mais comerciais, como romances e comédias, assim como a animação chinesa, que vem ganhando consistência.

A China Media Capital adquiriu a Star China Media com o extinto News Corp, canais televisivos como Xing Kong China Channel e também investe na Oriental DreamWorks, uma joint venture de animação com a DreamWorks Animation, que atualmente está produzindo o Kung Fu Panda 3. Apesar do empreendimento com uma companhia estrangeira implicar obstáculos regulatórios e desencontros culturais, diversas empresas começaram a se interessar no mercado de cinema chinês. Um exemplo é a parceria entre ODW, Village Roadshow Asia e Legendary Pictures, que estão em pós-produção com o filme The Great Wall, de Zhang Yimou.

As coproduções são uma forma de contornar a cota para longas estrangeiros no país, já que esse tipo de parceria é contabilizada como local. Os estúdios Warner foram um dos precursores de Hollywood a se aventurar no cinema chinês. Durante vários anos, a empresa americana manteve parceira com a gigante estatal China Film Group, tendo operado como distribuidora e produtora entre 2006 e 2009. Entre os títulos produzidos, estão The 601st Phone Call, Crazy Stone e O despertar de uma paixão, estrelado por Edward Norton.