O Grande Hotel Budapeste: 11 indicações ao Bafta

O Grande Hotel Budapeste: 11 indicações ao Bafta

Redação
09 jan 15

Imagem destaque

Divulgação/© Fox.

O cacife de O Grande Hotel Budapeste vem crescendo nesta temporada pré-Oscar. Apesar de lançado mundialmente em meados de 2014, distante do período em que se concentram os indicados aos prêmios de fim de ano, a comédia de Wes Anderson revelou-se a principal concorrente ao Bafta, o equivalente britânico ao Oscar, cuja 68ª edição está marcada para 8 de fevereiro. As indicações foram anunciadas nesta sexta-feira, 9 de janeiro, em Londres, pela Academia Britânica de Artes Cinematográficas e Televisivas (a sigla do seu nome em inglês, British Academy of Film and Television Arts, dá nome ao prêmio) e o filme está na disputa em 11 categorias. A seguir, aparecem Birdman ou a inesperada virtude da ignorância e A teoria de tudo, com 10 indicações cada - ambos estreiam no Brasil em 29 de janeiro, com distribuição da Fox e da Universal, respectivamente -, e O jogo da imitação, com 9 (aqui, será lançado pela Diamond em 5 de fevereiro).

Lançado em 3 de julho no Brasil pela Fox, em 28 salas, O Grande Hotel Budapeste fez a típica carreira longa de filmes bem-recebidos no circuito independente. No início de dezembro, ainda estava em cartaz e sua arrecadação total é de R$ 5,3 milhões, com 335,3 mil espectadores. Desde que os melhores de 2014 começaram a ser anunciados, já havia aparecido nas listas de indicados ao Globo de Ouro (cuja entrega será neste domingo, 11 de janeiro) e aos prêmios dos sindicatos de atores (SAG), produtores (PGA) e roteiristas (WGA).

Na categoria melhor filme, a disputa está entre os quatro campeões de indicações citados acima e Boyhood – Da infância à juventude, lançado no Brasil em 5 de novembro pela Universal, com 91,8 mil espectadores até agora (distribuído inicialmente em 12 salas, chegou a estar em cartaz em 22). O filme teve cinco indicações, ao todo. Na categoria melhor diretor, concorrem Alejandro González Iñárritu (Birdman), Richard Linklater (Boyhood), Wes Anderson (O Grande Hotel Budapeste), James Marsh (A teoria de tudo) e Damien Chazelle (Whiplash - Em busca da perfeição, que estreou ontem nos cinemas brasileiros).

Para melhor ator, Benedict Cumberbatch (O jogo da imitação) concorre com Eddie Redmayne (A teoria de tudo), Jake Gyllenhaal (O abutre), Michael Keaton (Birdman) e Ralph Fiennes (O Grande Hotel Budapeste). Para melhor atriz, as indicadas foram Amy Adams (Grandes olhos), Felicity Jones (A teoria de tudo), Julianne Moore (Para sempre Alice), Reese Witherspoon (Livre) e Rosamund Pike (Garota exemplar).

Uma das ausências mais marcantes da lista foi o drama racial Selma, sobre a marcha pelos direitos civis liderada por Martin Luther King em 1965, no estado americano do Alabama. O filme está entre os indicados a melhor drama no Globo de Ouro 2015. O longa dirigido por Angelina Jolie, Invencível (Universal), também não aparece na lista.

A cerimônia do Bafta acontecerá no London’s Royal Opera House e será apresentada pelo ator Stephen Fry. A lista completa dos indicados pode ser conferida no site oficial da premiação.