DGA divulga concorrentes deste ano

DGA divulga concorrentes deste ano

Redação
13 jan 17

Imagem destaque

Divulgação

Lion: diretor disputa nas duas categorias do prêmio

Depois dos sindicatos de atores, produtores e roteiristas, foi a vez da associação de diretores de Hollywood escolher os concorrentes deste ano à honraria da classe. Damien Chazelle (La la land – Cantando estações), Barry Jenkins (Moonlight – Sob a luz do luar), Kenneth Lonergan (Manchester à beira-mar), Denis Villeneuve (A chegada) e Garth Davis (Lion – Uma jornada para casa) disputam a principal estatueta do DGA Awards, uma das premiações que dá o tom do Oscar no início ano. A cerimônia será no dia 4 de fevereiro, em Los Angeles.

Todos os concorrentes já aparecem repetidas vezes nos prêmios que precedem a cerimônia da Academia. La la land é o mais forte título da temporada, com sete Globos de Ouro já conquistados, incluindo o de melhor filme musical ou de comédia e duas indicações (ator e atriz) no Sindicato dos Atores. O longa figura ainda na disputa das categorias principais dos Produtores e Roteiristas.

Vencedor da estatueta de melhor longa dramático no Globo de Ouro, Moonlight também vem despontando forte na temporada, com três indicações no SAG e presença no WGA e PGA. Manchester à beira-mar levou a melhor na categoria ator (Casey Affleck) no prêmio do último domingo e foi lembrado nas indicações dos Atores, Produtores e Roteiristas.

Estreantes têm categoria própria

Além da categoria principal, o Director’s Guild Awards conta com um prêmio dedicado a cineastas estreantes, onde estão os azarões que podem trazer surpresas para a festa do Oscar. O diretor Nate Parker (O nascimento de uma nação) é um dos concorrentes, mesmo depois do rumoroso caso de abuso sexual envolvendo seu nome que despontou e prejudicou a carreira do filme.

Também está na lista Tim Miller, de Deadpool, num raro aceno das premiações a um filme de super-herói. E Garth Davis, de Lion, aparece mais uma vez, o único indicado nas duas categorias do DGA. O drama da Weinstein Company com Dev Patel e Nicole Kidman vem correndo por fora na temporada. Concorreu em quatro categorias do Globo de Ouro – embora não tenha levado nenhuma -, está no páreo de duas do SAG e disputa a de melhor filme no Sindicato dos Produtores.

No ano passado, o brasileiro Fernando Coimbra foi indicado pelo Sindicato dos Diretores para a categoria de estreante, por O lobo atrás da porta. O prêmio acabou indo para Alex Garland, de Ex-Machina.

Confira a lista dos indicados, com distribuidoras e datas no Brasil:

 

Melhor diretor:

Damien Chazelle, por La La Land (Paris, 19 de janeiro)

Garth Davis, por Lion – Uma jornada para casa (Diamond, 16 de fevereiro)

Barry Jenkins, por Moonlight – Sob a luz do luar (Diamond, 23 de fevereiro)

Kenneth Lonergan, por Manchester à beira-mar (Sony, 19 de janeiro)

Denis Villeneuve, por A chegada (Sony, em cartaz)

Melhor diretor estreante:

Garth Davis, por Lion – Uma jornada para casa (Diamond, 16 de fevereiro)

Kelly Fremon Craig, por Quase 18 (Sony, 2 de fevereiro)

Tim Miller, por Deadpool (Fox, já exibido)

Nate Parker, por O nascimento de uma nação (Fox, já exibido)

Dan Trachtenberg, por Rua Cloverfield, 10 (Paramount, já exibido)