Mostra de São Paulo chega à 40ª edição em 42 salas

Mostra de São Paulo chega à 40ª edição em 42 salas

Redação
17 out 16

Imagem destaque

Divulgação

Adam Driver em Paterson, de Jim Jarmusch

A Mostra Internacional de Cinema de São Paulo abre nesta quinta a sua 40ª edição ocupando um circuito recorde. Serão 42 salas em 35 pontos da capital paulista, incluindo o circuito Spcine e 22 espaços gratuitos – o mais tradicional é o Vão Livre do Masp, que este ano exibe clássicos como O atalante (1934) e Noites de cabíria (1957). O evento vai de 20 de outubro a 2 de novembro.

Mais do que em outros anos, as retrospectivas de diretores consagrados são a tônica desta edição. Marco Bellocchio, expoente do cinema político italiano, assina o pôster e vai a São Paulo apresentar seu último longa, Belos Sonhos. O evento reexibe 12 de seus filmes mais fortes, entre eles Bom dia, noite (2003), Vencer (2009) e o pouco conhecido A hora da religião (2002).

Outros homenageados são o polonês Andrzej Wajda, recém-falecido, com 17 clássicos que incluem O homem de ferro (1981) e Danton – O processo da revolução (1982) – dentro de um Foco ao Cinema Polonês; e o americano William Friedkin, que vai à cidade para uma masterclass, com exibição dos cultuados O Exorcista, Operação França e O comboio do medo. Outro americano, Jim Jarmusch, ganha a reexibição de filmes como Estranho no Paraíso, além do inédito Paterson, que competiu neste ano no Festival de Cannes.

O Papa de Sorrentino

Entre os longas estrangeiros inéditos no país, destaque para o polêmico O Nascimento de uma nação, do americano Nate Parker; Animais noturnos, de Tom Ford; os dois primeiros episódios da série The young Pope, do italiano Paolo Sorrentino, com Jude Law; e Elle, do holandês Paul Verhoeven, com Isabelle Huppert, entre muitos outros. Dez filmes da programação já foram indicados por seus países ao próximo Oscar, entre eles o iraniano O apartamento, de Ashgar Farhadi, e o finlandês O dia mais feliz na vida de Olli Mäki, premiado em Cannes.

Além dos longas brasileiros que já circularam no circuito de festivais, como o documentário Martírio, de Vincent Carelli, elogiado em Brasília, a Mostra faz a première nacional de títulos como A glória e a graça, de Flávio Tambellini, e Canção da volta, de Gustavo Rosa de Moura.

Confira a lista completa dos filmes e os horários da programação no site da Mostra.