Wanda compra principal exibidora nórdica

Wanda compra principal exibidora nórdica

Redação
23 jan 17

Imagem destaque

Reprodução

SF Bio: marca usada pelo grupo na Suécia

A AMC, rede americana controlada pela chinesa Dalian Wanda, está em processo de aquisição do Nordic Cinema Group, sediado na Suécia. A exibidora é líder em sete países, incluindo Noruega, Finlândia e Estônia. A transação será de cerca de US$ 929 milhões, ainda sujeita a aprovação dos órgãos reguladores da União Europeia.

Este é mais um capítulo do plano de expansão do conglomerado de mídia da China, hoje o maior exibidor do mundo. Em 2012, a Dalian Wanda comprou a AMC e, três anos depois, passou a controlar a australiana Hoyts. Este ano, a AMC incorporou os cinemas da Odeon, do Reino Unido, da UCI europeia e da americana Carmike.

Sem contar o Nordic Cinema Group, a Wanda já tinha em seu circuito 12% das salas de cinemas do mundo. O CEO da empresa, Wang Jianlin, já declarou sua intenção de deter 20% das telas do mundo, o que aumentaria o poder de negociação da exibidora com os estúdios de Hollywood.

A companhia nórdica, fundada em 2013, conta com 68 cinemas em 50 cidades, principalmente em cidades grandes. Ao todo, a empresa reúne 463 telas e 60 mil assentos. Ela opera várias marcas em diferentes mercados, entre elas SF Bio, na Suécia; Finnkino, na Finlândia; SF Kino, na Noruega; e Forum Cinemas, na Estônia, Látvia e Lituânia. Também atua com parceiros na Dinamarca.

Com a finalização da compra, a Nordic deve passar a ser uma subsidiária da Odeon Cinemas Group, sediada em Londres. A expectativa é que sejam economizados ao ano US$ 5 milhões na operação graças à sinergia entre as empresas.