Veneza divulga programação deste ano

Veneza divulga programação deste ano

Redação
28 jul 16

Imagem destaque

Divulgação

La la land: filme de abertura da programação

Wim Wenders, Emir Kusturica, Terrence Malick, Denis Villeneuve. A organização do Festival de Veneza revelou sua programação 2016, recheada de nomes novos e consagrados. A seleção, que concorre com Toronto pelos mais relevantes e oscarizáveis títulos da recente safra, terá como filme de abertura La la land, tributo aos musicais de Hollywood dirigido por Damien Chazelle (Whiplash – Em busca da perfeição). A edição deste ano será entre os dias 31 de agosto e 10 de setembro.

Entre os 20 longas que disputarão o Leão de Ouro, estão títulos aguardados como Jackie, cinebiografia de Jackeline Kennedy protagonizada por Natalie Portman e assinada por Pablo Larrain; A chegada, ficção científica de Denis Villeneuve com Amy Adams e Jake Gyllenhaal; e Nocturnal animals, novo filme de Tom Ford (Direito de amar).

Depois de Pina, Wim Wenders volta a experimentar com o 3D no drama The beautiful days of Aranjuez. Terrence Malick apresenta o documentário para IMAX The voyage of time, cheio de imagens do espaço. Derek Cianfrance (Namorados para sempre, O lugar onde tudo termina) mostra A luz entre oceanos, ambientado na costa australiana, com Michael Fassbender e Alicia Vikander no elenco.

A 73ª edição do festival italiano também terá fortes pré-estreias fora de competição. Entre as mais esperadas está Hacksaw Ridge, novo longa dirigido por Mel Gibson, depois de um hiato de dez anos. O drama tem Andrew Garfield na pele de um médico que serviu ao exército americano durante a Segunda Guerra. A versão de Antoine Fuqua para Sete homens e um destino, com Chris Pratt e Denzel Washington, encerrará a programação, depois de ter sido exibida dois dias antes na seleção de Toronto.

Também fora da disputa, estão as sessões que prestam homenagem a Abbas Kiarostami e Michael Cimino, mortos recentemente. Para lembrar o diretor iraniano, serão exibidos o documentário 76 minutes and 15 seconds with Kiarostami e o curta inédito 24 frames.  De Cimino, será mostrado O ano do dragão (1985), com Mickey Rourke, considerado por muitos um de seus melhores filmes.

Outra parada curiosa da programação será a exibição dos dois primeiros episódios de The young pope, série de TV com direção de Paolo Sorrentino (A grande beleza), em que Jude Law vive o fictício Papa Pio XIII. Outro evento especial será um debate com Chris Meledandri, CEO da Illumination, que vai mostrar material exclusivo de sua nova animação, Sing – Quem canta seus males espanta.

Confira a lista dos filmes em competição (a programação completa pode ser vista no site do festival).

COMPETIÇÃO

- The bad batch, de Ana Lily Amirpour (EUA)

- The beautiful days of Aranjuez, Wim Wenders (França, Alemanha)

- Brimstone, Martin Koolhoven (Holanda, Alemanha, Bélgica, França, Reino Unido, Suécia)

- A chegada, de Denis Villenueve (EUA)

El ciudadano ilustre, de Mariano Cohn, Gaston Duprat (Argentina, Espanha)

El Cristo ciego, de Christopher Murray (Chile, França)

Frantz, de François Ozon (França)

Jackie, Pablo Larrain (EUA, Chile)

La la land, de Damien Chazelle (EUA)

A luz entre oceanos, de Derek Cianfrance (EUA, Austrália, Nova Zelândia)

Nocturnal animals, de Tom Ford (EUA)

On the milky road, de Emir Kusturica (Sérvia, Reino Unido, EUA)

Paradise, de Andrei Konchalovsky (Rússia, Alemanha) 

- Piuma, de Roan Johnson (Itália)

Questi giorni, de Giuseppe Piccioni (Itália)

La region salvaje, de Amat Escalante (México)

Spira Mirabilis, de Massimo D’Anolfi, Martina Parenti (Itália, Suíça)

- Une vie, de Stephan Brizé (França, Bélgica)

- Voyage of time, de Terrence Malick (EUA, Alemanha)

- The woman who left, de Lav Diaz (Filipinas)