Ásia não verá comédia polêmica da Sony

Ásia não verá comédia polêmica da Sony

Redação
11 dez 14

Imagem destaque

Divulgação

As plateias asiáticas não terão a oportunidade de ver a polêmica comédia A entrevista (Sony), estrelada por James Franco e Seth Rogen. Com a divulgação das datas de estreia do filme pelo mundo, através do site oficial, chamou atenção a quase que completa ausência do cronograma do território Ásia/Pacífico, no qual o lançamento está previsto apenas para a Austrália e a Nova Zelândia. Além da América do Norte, a comédia já está confirmada para estrear na América Latina, na África e na Europa. No Brasil, A entrevista tem estreia prevista para o dia 29 de janeiro do ano que vem.

O filme, em que dois jornalistas recebem da CIA a missão de assassinar o ditador da Coreia do Norte, Kim Jong-un, causou ultraje ao governo daquele país. Graças a isto, há suspeitas de que os recentes ataques virtuais à Sony Pictures, que expuseram salários de executivos, trocas de emails e jogaram em serviços de troca de arquivos vários novos filmes do estúdio, teriam partido de território norte-coreano. No entanto, um porta-voz da Sony afirmou para o Japan Times que a decisão sobre quais filmes deverão ou não passar em cada país acontecem de acordo com o que é considerado adequado para cada região e que a decisão de não lançar o filme no Japão foi feita antes dos hackers terem atacado a Sony.

Ainda que tenha sido tomada anters, contudo, a decisão está intrinsecamente ligada à polêmica. Segundo reportagem da agência Reuters, tendo como base os emails vazados, discussões internas já vinham acontecendo desde que a Coreia do Norte protestou contra a existência do filme. O cabeça de toda a corporação Sony, Kazuo Hirai, teria pressionado Amy Pascal, co-presidente da Sony Pictures Entertainment, a moderar o tom do filme, gerando atritos entre Pascal e o ator, roteirista e co-diretor Seth Rogen.