Ameaça terrorista põe A entrevista em impasse

Ameaça terrorista põe A entrevista em impasse

Redação
17 dez 14

Imagem destaque

Divulgação

Não bastassem os prejuízos para as reputações dos envolvidos no escândalo de vazamentos de dados da Sony, a distribuidora agora enfrenta sérias dificuldades para promover e lançar A entrevista, comédia que pode ter dado origem à invasão hacker. Na terça, dia 16, a major recebeu uma mensagem contendo uma ameaça dirigida aos cinemas que exibirem o filme, cuja trama mostra uma tentativa de assassinar o líder norte-coreano, Kim Jong-un. Com a repercussão do aviso, a pré-estreia do longa em Nova York e a agenda de entrevista dos protagonistas foram canceladas e circuitos já demonstraram intenção de não programar a produção.

Na mensagem, os ciberterroristas citam o 11 de Setembro para aconselhar o público a “se manter afastado” dos lugares em que o filme estiver sendo exibido, incluindo a première, e anunciam que o mundo “estará cheio de medo”. O grupo, denominado Guardiões da Paz, acusa a Sony de ganância. Com a divulgação do teor da ameaça, a pré-estreia programada para quinta, dia 18, em Nova York, foi cancelada.

Na semana passada, os protagonistas Seth Rogen e James Franco compareceram à primeira exibição do filme em Los Angeles, mas evitaram as entrevistas. Outra consequência da ameaça foi o cancelamento de diversos compromissos de imprensa dos protagonistas, que incluía os talk-shows de Seth Meyers e Jimmy Fallon e uma bate-papo com o Buzzfeed.

Entre as grandes cadeias americanas, pelo menos uma, a Carmike Cinemas, já anunciou que não pretende exibir A entrevista, que está programado para estrear nos Estados Unidos no dia de Natal (no Brasil, o filme chega dia 29 de janeiro). Outros donos de cinema ouvidos pela Variety disseram que vão reforçar a segurança para a estreia. Uma das preocupações é de que os rumores afastem o público das salas de exibição. Ainda está fresca na opinião pública a lembrança do ataque a um cinema em Aurora, no Colorado, durante a exibição de Batman – O cavaleiro das trevas ressurge, que deixou 12 mortos. Representantes da Sony declararam que a decisão ficará a cargo de cada cadeia.

Na terça, o Departamento de Segurança Nacional dos EUA divulgou um comunicado afirmando que seu serviço de inteligência não encontrou nenhum indício de um plano terrorista envolvendo a estreia em curso.