Database documenta mercado pós-Retomada

Database documenta mercado pós-Retomada

Redação
21 jul 17

Imagem destaque

Divulgação

Os Dez Mandamentos: filme número um do período

Desde a retomada da produção cinematográfica no Brasil, 20 anos atrás, muita coisa mudou no mercado audiovisual por aqui. E não é preciso entrar no terreno da subjetividade para chegar a essa conclusão. É na objetividade dos números dessa indústria que as curvas de crescimento ficam evidentes. Pela primeira vez, esse movimento histórico ganha um documento definitivo com o Database Brasil 20 anos.

O apanhado de dados, com índice interativo e textos do Paulo Sergio Almeida, está disponível em formato drive card, compatível com qualquer computador com entrada USB. A edição especial, que reúne números de diversas fontes – Filme B Box Office, distribuidoras, IBGE e Sindicato das Empresas Distribuidoras do Rio – compilados por Beth Ribeiro, está à venda para profissionais e pesquisadores do audiovisual.

Um mercado em crescimento

Os gráficos e tabelas apontam para algumas tendências claras de crescimento nessas duas décadas. A mais significativa é a curva de público e renda total do mercado, que vem apresentando altas constantes de ano a ano, com algumas poucas exceções. É um produto do aumento do número de lançamentos, da expansão do circuito exibidor e do incremento do preço médio do ingresso - tudo documentado no Database.

As evoluções apresentam também um panorama inédito do percurso dos principais players desse mercado. Pela primeira vez, a Filme B publica gráficos sobre o desempenho de 20 exibidores e 12 distribuidores (entre majors e independentes) ano a ano. É possível perceber por esse raio-X como cada empresa soube navegar nessa maré de crescimento e como elas ajudaram a solidificar a indústria.

Altos e baixos do nacionais 

Outra importante seção do Database é dedicada aos filmes nacionais, que também se desenvolveram com o mercado, embora de maneira mais irregular. Há um crescimento acentuado no número de lançamentos nesse período, mas tanto o público quanto a participação (market share) oscilam bastante ano a ano.

Por fim, o Database 20 anos apresenta, pela primeira vez, as curvas dos dez principais estados brasileiros para o mercado de cinema, tanto em número de salas quanto em público. Há tabelas adicionais como o ranking dos filmes brasileiros desde a Retomada, de documentários nacionais e dos dez mais de cada ano (confira o índice completo abaixo).

A edição Database 20 anos complementa o conteúdo da Revista Filme B da Retomada, publicada em 2015 (para edição em pdf, clique aqui). Informações sobre como adquirir o drive card pelo email filmeb@filmeb.com.br ou pelo telefone (21) 2240-8439.